Filosofia
do CTM
Queremos formar missionários capazes de atuar como agentes de transformação, bem preparados cultural, mental e espiritualmente, com disciplina pessoal para uma expectativa mais realista das situações no campo. Para isso, desenvolvemos uma estrutura de treinamento centrada em cinco eixos-temáticos: Institucional, Psico-espiritual, Bíblico-teológico, Histórico-Cultural, Serviço-missional.
Educação por princípios
Nossa proposta está centrada em uma educação por princípios, combinando as três esferas de aprendizagem: cognitiva, de habilidades e afetiva, valendo-nos dos métodos formal, não-formal e informal em múltiplos contextos (acadêmico, de trabalho e comunitário), intencionalmente pensados para promovermos resultados dignos de uma formação integral de missionários.
Foco no caráter
O que esperamos de cada missionário em formação é uma total e irrestrita disposição em aplicar o mandamento bíblico descrito em Filipenses 4.8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês."
Cultura de avaliação continuada
Permite não apenas à coordenação, mas principalmente aos próprios missionários em formação, ferramentas e subsídios necessários ao aperfeiçoamento da cosmovisão, das habilidades e das atitudes, em um ambiente de apoio mútuo e parceria.
Aptidão para enfrentamento das adversidades
Ao término de cada curso desejamos entregar às Igrejas e ao Reino missionários aptos a irem para o campo bem preparados para enfrentarem as adversidades com perseverança, focados na atividade fim, sem prejuízo do cumprimento da missão. Que durante sua jornada testifiquem com autenticidade: "Tudo posso naquele que me fortalece".(Fp 4.13). E que ao final possam dizer: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" (2Tm 4:7).