NOTÍCIAS

Mudança de engenharia para mulheres

November 27, 2019

Por OM Internacional

Tradução por Orlando Silva

 

Eszter Vanheiden (Hungria) tinha 10 anos quando seu primo mostrou suas fotos de crianças na África e nas Filipinas após seu tempo a bordo de um dos navios da OM. A pequena Eszter pensou: “Eu também quero fazer isso; Eu quero ser um missionário! ”

 

Seu pai era instrutor de direção e Eszter e sua família estavam acostumados a dirigir entre a Alemanha e a Hungria. Ela lembra: “Eu odiava quando havia barulho e não sabia o porquê”. Sua paixão por motores nasceu.

 

Tornando-se adulta e chegando em um dos navios anteriores da organização, Eszter trabalhou na feira de livros. “Adorei”, ela se entusiasma. Depois de um tempo, ela se tornou a caixa principal. Naquela época, as mulheres não eram permitidas nas casas de máquinas do navio. Eles só foram autorizados a entrar para ajudar na limpeza. “Vi os motores e eles eram enormes – era possível desmontar tudo. Pensei: ‘Por que eu iria querer trabalhar em carros quando os motores são tão grandes aqui ?!’ ‘, lembra ela.

 

Com nova paixão, Eszter começou a orar e decidiu combater a política, com a ajuda de sua amiga Hätli Menth (Alemanha), que também atuava no departamento de engenharia marítima. “Não me lembro de ter dito isso sozinho, mas Hätli me disse que quando eu era vigia, afirmei: ‘Um dia, serei engenheiro-chefe!’”, Ela ri. Duas mulheres acabaram autorizadas a trabalhar na casa das máquinas como vigias; Eszter era uma delas. Depois de mais de um ano nesse cargo, ela voltou para casa e serviu por um  tempo em um navio porta-contêineres. Ela estudou engenharia naval, obteve sua licença, foi para o mar comercialmente por uma temporada e depois se juntou à Logos Hope de 2008 a 2010 como terceiro engenheiro.

 

Quando terminou seu compromisso a bordo, Eszter começou a procurar um contrato em que ganhasse um salário e pagasse seu empréstimo de estudante. Ela lembrou-se de uma passagem bíblica de Mateus 6:33: “… busque primeiro Seu reino e Sua justiça, e todas essas coisas serão dadas a você.” Ela disse a Deus: “Essa é a sua palavra e você diz que é verdade. , ”Decidindo confiar nEle com sua busca. Alguns dias depois, uma agência entrou em contato com ela e lhe ofereceu um emprego como terceiro engenheiro em um navio porta-contêineres.

 

Eszter foi convidada a retornar ao Logos Hope em 2015, como segundo engenheiro. A partir de 2017, ela trabalhou em terra como compradora técnica da organização e engenheira portuária de escritórios na Alemanha, visitando o navio para ajudar durante o período annual de manutenção de docas secas. “É gratificante consertar algo quando está quebrado, mas o que mais importa é impactar as pessoas que trabalham com você; vê-los mudar e crescer em seu relacionamento com Deus. ”

Em dezembro de 2018, Eszter rompeu o 'teto de vidro' e se tornou o primeiro engenheiro da Logos Hope. Ela diz que teve o apoio de colegas do sexo masculino para preparar o caminho para outras mulheres. “Eu estava trabalhando com nosso ex-chefe, Adam Dawson (EUA). Ele me apontou na direção certa e me incentivou a dizer: 'Você pode fazer isso!' "

 

"Estou vivendo o meu sonho: desde os dez anos de idade, queria entrar na missão e ser um 'fazedor de tendas'", diz ela, referindo-se ao apóstolo Paulo, que providenciou suas despesas missionárias fazendo tendas. “Através das pequenas e grandes coisas feitas na sala de máquinas, as pessoas que embarcam podem ter uma experiência incrível e conhecer Jesus. Se eu fizer o meu trabalho corretamente, mesmo que não o veja, o que estamos fazendo move o Corpo de Cristo na direção certa. ”

 

https://www.om.org/ships/news/engineering-change-women

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

November 27, 2019