NOTÍCIAS

A jornada albanesa de Saskia

June 7, 2019

Por OM Albânia & Nicky Andrews

Tradução de João Marcos Hansen

 

Viver com uma família local por três meses, imerso profundamente na língua e cultura albanesas, pode ser um tempo desafiador para os novos OMers na Albânia. Como muitos antes dela, Saskia da Alemanha se pegou perguntando se teria entendido errado a vontade de Deus ou se estava fazendo a diferença estando ali.

 

Mas então aconteceram algumas coisas para silenciar essas dúvidas irritantes, como a vez que Saskia foi visitar uma família cigana em sua casa. Apesar de seu albanês falado mal dar conta de manter uma conversa, Saskia e a família acabaram cantando louvores e dançando danças albanesas juntos. “A alegria que vi em seus rostos aquele dia me lembraram do porque eu estou aqui,” relembra Saskia. “Eu posso não ter tido a oportunidade ainda de lhes falar sobre o amor de Deus, mas Ele me deixou demonstrá-lo e me permitiu espalhar a Sua alegria entre os Seus filhos amados.”

 

Um ou dois meses depois, em um dos primeiros encontros de jovens ciganos no qual ela participou na Albânia, Saskia conheceu uma adolescente chamada Elira*. Ela tinha “algo” indefinido que fazia com que ela se sobressaísse aos seus colegas. Apesar de que a maioria das garotas que participam regularmente dos encontros da OM irem à escola, Elira estava dentro e fora da escola, vivendo em uma área depois outros com seus vários parentes. Será que seus sonhos iniciais de uma educação seriam cumpridos? Mais importante, será que ela se tornaria uma cristã de todo o coração?

 

Avance cerca de um ano depois do encontro com Elira e Saskia já aprendeu albanês suficiente para liderar um grupo de discipulado para as adolescentes ciganas e as coisas estão mudando na juventude de Elira. Depois de uma tentativa frustrada de entrar numa escola em Durrës, uma cidade costeira na Albânia, Elira estava de volta vivendo na sua cidade natal. Ela eventualmente começou a ter encontros individuais com Saskia para estudar a Bíblia depois que as outras garotas pararam de participar do grupo de discipulado. Em Setembro de 2018, Elira voltou para o ensino médio e se juntou a uma igreja recém-fundada na cidade, até mesmo se batizando em outubro do ano passado.

 

Saskia agora terminou o seu compromisso com a OM, mas que privilégio ter participado de sua jornada dessa maneira, já que o coração do ministério é ver vidas ciganas sendo transformadas por Jesus. Saskia estava impressionada em como Deus mudou Elira nos poucos anos em que estiveram juntas - transformando-a de uma adolescente problemática para uma seguidora empolgada de Jesus!

 

Por favor, ore para que Elira termine seu ensino médio e cresça na Palavra a medida que serve sua igreja local.

 

Por favor, ore para que garotas ciganas como Elira e aquelas que já foram parte do grupo de discipulado da Saskia, para que Seus seja a sua prioridade. É incrivelmente difícil para garotas ciganas uma vez que elas ficam noivas ou se casam, para terem liberdade de participarem de encontros ou de seguir com sua educação. Ore para que um dia, Elira case com um cristão que vai encorajá-la a buscar com mais afinco a Jesus, bem como uma educação ou seja lá qual for o caminho para o qual Deus irá direciona-la.

 

Por favor, ore para que novos OMers tenham a persistência e o sucesso a medida que estudam o idioma albanês, que pode ser bem difícil para estrangeiros aprenderem.

 

Por favor, ore para Deus por tempos de encorajamento que os ajudam a ver que em Sua sabedoria, Deus pode usá-los de qualquer maneira não importa como se sintam!

 

*Nomes alterados por segurança

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019