NOTÍCIAS

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

Por OM Internacional

Tradução de Ariela Lopes

 

Nenhum método é infalível quando tentamos reduzir a pobreza bíblica entre os menos alcançados. Descobriu o trabalhador da OM Mateus Mbeve* do Zimbábue.

 

Mateus e seus companheiros membros da equipe da OM sempre distribuem bíblias para novos membros da igreja  que são escolhidos pelos líderes da igreja. Um dia, Mateus e um líder da igreja local distribuíram Bíblias aos membros, mostrando o maior comprometimento  e  promessa, como de costume. Entretanto, apesar dessa aparente "boa abordagem", um encontro o deixou convencido de que nenhum método é infalível.

 

As Bíblias sempre foram distribuídas na linguagem do coração da população local e através do líder da igreja local ou missionário trabalhando entre o povo.

 

"Sempre pensamos que essa era a melhor maneira de distribuir bíblias", disse Mateus. "Mas desde que conheci este jovem rapaz me pedindo uma bíblia, eu não tenho mais tanta certeza sobre isso."

 

Depois de um culto na igreja, Mateus estava conversando com as pessoas quando um menino se aproximou dele, pedindo para ver sua bíblia pessoal.

 

Sem saber por que o rapaz perguntara, Mateus, sem entusiasmo, deu ao menino a bíblia e voltou seu foco para a conversa que estava tendo.

 

Um minuto depois, Mateus Mbeve*  ouviu o menino gritar de alegria: "Encontrei, encontrei!" Com isso, o menino logo se juntou a outros dois garotos que vieram correndo, e o trio sentou para ler a passagem da Bíblia.

 

Surpreso, Mateus perguntou aos garotos: “O que você encontrou? O que há de tão especial nessa passagem?

 

Um dos garotos respondeu: “Nosso professor nos contou a história de Jonas. Ele não terminou, mas nos pediu para ler em casa. Porém nenhum de nós tem uma Bíblia em casa!”

 

Mateus ficou chocado, mas conseguiu perguntar se algum dos pais dos meninos recebeu uma Bíblia quando a distribuição foi feita na igreja.

 

"Nenhum dos nossos pais frequentam a igreja", respondeu um menino.

 

Mateus deu sua bíblia pessoal ao trio.

 

“Mais de dois bilhões de pessoas nunca tiveram a chance de ler a Palavra de Deus para si mesmas. É por isso que sou apaixonado por combater a pobreza bíblica e por angariar fundos para comprar bíblias e distribuí-las aos necessitados ”, disse Mateus.

 

“No entanto, o encontro com esses meninos foi como uma repreensão para nunca ignorar ninguém. Essa repreensão apenas reacendeu minha paixão ".

 

 

Uma mudança de coração

 

Enquanto a bíblia continua sendo o livro mais popular e mais lido em todo o mundo, mais de dois bilhões de pessoas nunca tiveram a chance de ler a Palavra de Deus por si mesmas. É por isso que a OM no Zimbábue está fazendo um esforço para reduzir a pobreza bíblica entre os menos alcançados.

 

Em 2018, a OM disponibilizou, gratuitamente, mais de 500 Bíblias para 58 diferentes igrejas novas e em crescimento, localizadas em algumas das comunidades menos evangelizadas. Depois de saberem que a OM ajudou as igrejas a receber bíblias, alguns líderes da igreja começaram a se aproximar da OM, desejando obter algumas Bíblias para suas congregações estabelecidas. No entanto, a abordagem da OM é ajudar os líderes e missionários da Igreja a trabalhar entre os menos alcançados. 

 

Ao ouvir essa visão, alguns líderes da igreja que vieram em busca de Bíblias para suas igrejas locais mudaram de idéia e foram inspirados a ir e compartilhar a Palavra entre as comunidades menos evangelizadas e menos alcançadas. O Reverendo Edmore Tshuma é um desses líderes da igreja, que foi inspirado a plantar uma igreja porque sabia que a OM o ajudaria com Bíblias em áudio e impressas. Isto tem ocasionado um aumento numérico nos processos de plantação de igrejas entre as comunidades menos evangelizadas.

 

*Nomes verdadeiros alterados por segurança.

 

Texto original aqui.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

December 14, 2019

December 9, 2019