NOTÍCIAS

O Leste é a nova fronteira

May 17, 2019

Por OM Internacional

Tradução de Orlando Silva

 

O envolvimento da OM com a Turquia começou no início dos anos de 1960 com o lançamento do Curso Bíblico Por Correspondência, em Istambul. O BCC teve um papel importante em mais de 50% na experiência dos turcos que se converteram.

Hoje a implantação de igrejas tem um papel fundamental na vida da OM na Turquia, um país, que mesmo em 2019, ainda é conhecido, nos circulos missionários, como a nação mais inaccessível do mundo.

 

Uma igreja implantada na parte Leste da Turquia – região mais conhecida por seus pomares de damasco – é uma porta de entrada para o ministério em toda a região.

 

“Nós fomos para o Leste muito em função de ser literalmente cercada por localidades que tem pouco, ou nenhum, contato com o Evangelho. Ademais, a igreja lá é uma igreja em crescimento, que realmente quer alcançar outras cidades para o Evangelho, isso além de ser uma igreja missionária. Nós queríamos ser parte dessa visão/projeto de enviar cidadãos do lugar e implantar igrejas em todas as regiões inalcançadas do país, em especial no Leste, ” disse o obreiro Berni, que cresceu na Turquia.

 

Depois de fazer faculdade no exterior, Berni disse que o Senhor o cutucou no sentido de que voltasse para a Turquia – primeiro por meio de amigos que pediram para ele desenvolver um ministério turco no exterior e depois para ser o representante em um acampamento de crianças inspirado/facilitado por esse mesmo ministério. Estando lá “o Senhor me sensibilizou para olhar para o povo turco, como Jesus disse, ‘como ovelhas sem um pastor. ’ Eu entendi como se o senhor estivesse me abençoando com o dom da fala/linguagem e que eu devesse obedecer ao mandamento de Mateus 28 e ir! ”

 

A esposa de Berni, Carla, em princípio, queria servir entre os japoneses e até estudou literatura japonesa para ajudar a evangelizá-los. Mas no caminho para o campo, em um país islâmico, em 2018, a equipe de Carla se desviou para Istanbul por conta de ter começado uma Guerra no seu destino de origem. Acolhida por uma família local, Carla orou todos os dias por oportunidades para compartilhar com eles sobre Jesus. Esse incidente a convenceu a ficar na Turquia, ao invés de ir para o Japão, e ela voltou, não muito tempo depois, do projeto de evangelização.

 

Bernie conheceu Carla na Turquia e os dois se casaram. “É maravilhoso servir a Deus com alguém que ama a Turquia, ” ele disse.

 

O Leste é a nova fronteira para a obra, em virtude, de lá,  haver milhões e milhões de pessoas sem acesso ao Evangelho. Tantas localidades à nossa volta não tem igrejas, crentes ou obreiros. ” Bernie pontuou. Ademais, amamos as pessoas dessa região. Eles são tão calorosos e amigáveis, e você pode compartilhar o Evangelho com quase todo mundo! Por que não ir onde o Espirito Santo está a atuar?   

 

Ao perceber a ousadia dos novos crentes turcos, Berni, sentiu-se ainda mais motivado para seu ministério. Um crente turco, Kadri, tinha se decepcionado com o Islamismo ainda os 12 anos de idade. Ateu confesso, ele influenciou muito amigos islâmicos a abandonarem sua crença no islamismo. Depois, Kadri, conheceu outro crente da igreja que compartilhou o Evangelho com ele. Embora Kadir pensasse que era tudo “besteira”, ou insensatez, ele começou a ter sonhos nos quais ouvia Deus dizendo a ele, “Eu sou real”. Após trinta dias tendo o mesmo sonho. Kadri, fez pesquisas online para descobrir alguma coisa sobre Cristianismo que fosse possível zombar ou ridicularizar. Ao invés disso, ele encontrou um artigo que continha evidências da ressurreição de Jesus.

 

“Ele jamais foi o mesmo, ”, Bernie, disse. “ Desde então, ele tem compartilhado, online, o Evangelho com mais de quinhentas pessoas e continua a pregar o Evangelho como Verdade onde quer que vá.

 

 

Uma história sombria

 

Apesar do crescimento da igreja no Leste hoje em dia, a região, tem um histórico de dificuldades. Em abril de 2007, três homens foram assassinados, por sua fé em Cristo, em uma das cidades.

 

Entre 2004 e 2007, obreiros que viviam lá tinham testemunhado acontecimentos surpreendentes. Houve o caso de uma família inteira de crentes de uma das cidades. Os filhos dessa família de crentes casaram-se com outros crentes da região e começaram a pregar pelos arredores.

 

Uma editora de livros, também, constantemente, distribuía mensagens de boas novas por muitas cidades, com os obreiros querendo compartilhar o Evangelho e implantar igrejas em muitas cidades do Leste.

 

Evidente que todo esse empenho dos obreiros não era ignorado. Agentes da polícia constantemente abordavam os obreiros durante suas evangelizações. Em alguns lugares os policiais eram mais compreensivos, alguns até estavam interessados em saber sobre a igreja. No entanto, outros policiais odiavam o que ocorria.

 

De uma hora para outra, após os assassinatos em 2007, quase ninguém tinha permanecido nas igrejas do Leste. Muitos estrangeiros foram obrigados a partir, por conta de orientação de suas bases de missões, ou, em razão de seus próprios temores. Os crentes locais, igualmente, abandonaram as igrejas.

 

Entretanto, o sonho de expansão do Evangelho no Leste da Turquia não esmoreceu. Antes mesmo da chegada de Bernie Carla, outros obreiros tinham estado orando, por muitos anos, para que seu território se tornasse uma base de envio de crentes locais e estrangeiros, igualmente.

 

“O Senhor nos tem mostrado que, em virtude de nossa transparência sobre o que cremos e o que estamos fazendo, as pessoas se sentem estimuladas a se abrirem e perguntarem sobre Jesus, ” Bernie disse.

 

 

Vida Nova

 

Louvemos a Deus por nos últimos doze meses terem havido duas igrejas implantadas nas cidades do Leste! Uma igreja está sendo, atualmente, administrada por parceiros, e os obreiros, de uma cidade próxima do BCC os ajudam. A segunda igreja é resultado direto de uma parceria da igreja local com a OM. Na verdade, o imóvel atual não está sendo suficiente para acomodar a congregação inteira, nos cultos de domingo à noite. A igreja necessita de um prédio maior onde caibam todos os crentes e simpatizantes em um só lugar. Os implantadores de igrejas esperam, nos próximos doze meses, poder mandar um casal de crentes locais para ajudar no evangelismo e discipulado na nova igreja.

 

Bernie e Carla estão a perseverar em oração por mais obreiros estrangeiros e locais para a implantação de mais igrejas em duas outras cidades do Leste, até o final de 2019. Enquanto isso, eles têm se encontrado com pessoas que pediram Novos Testamentos da BCC e compartilhado sobre Jesus com eles. Eles também fazem evangelismo nas ruas e conhecem novas pessoas que estão interessadas em Jesus. Essas pessoas depois se tornam crentes. “Nós tentamos estimulá-los a o mais rápido possível pregar o Evangelho para seus amigos e familiares bem como a viverem em comunidade com os outros crentes, ” Berni disse. “Nós queremos que não haja ninguém em nossa região que não saiba que há cristãos e que eles podem saber mais sobre Jesus. ”

 

*Nomes verdadeiros alterados por segurança.

 


Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

December 14, 2019