NOTÍCIAS

Um raio de luz para crianças e adolescentes

April 19, 2019

Por OM Internacional

Tradução de João Marcos Hansen

 

Apenas imagine como seria a vida de um adolescente em Tkvarcheli. Sua casa é um apartamento de dois cômodos em um prédio que é mais uma ruína que uma casa, a qual você divide com seus pais e duas irmãs. O pai está desempregado e gasta seu tempo bebem com alguns velhos amigos. Viver com ele é difícil. Dizem que ele está traumatizado pela guerra 25 anos atrás. Quando você volta para casa, nunca sabe se ele vai estar lá ou não, se estará sóbrio ou não e como estará o seu humor. A mãe tenta dar o seu melhor, mas durante o verão ela trabalha por alguns meses num hotel que é bem longe de casa. Os invernos são especialmente difíceis, porque não há salário regular. Sua irmã mais nova está doente, mas não há dinheiro para leva-la ao hospital na cidade mais próxima. Ninguém sabe se ela vai se recuperar ou não.

 

Fora da escola, não tem praticamente nada para fazer na cidade. Nada de esportes, nenhuma aula de música, nada. Depois da escola, algumas vezes você pode ir nadar ou sair com os amigos, fazendo nada. Muitos dos seus colegas de classe têm uma vida semelhante. Alguns deles se mudaram com o tempo. Outros estão envolvidos com o crime. Alguns estão roubando para cuidar de suas famílias, mas a maioria está roubando para comprar drogas e álcool. Eles querem alguns momentos para se esquecerem da miséria na vida. Recentemente, sua melhor amiga estava tão desesperada que tentou tirar a própria vida. Graças a Deus ela sobreviveu, mas mentalmente ainda está num péssimo estado. Há algum significado para a vida nessa bagunça terrível?

 

Essa vida é a realidade de muitas crianças e adolescentes em Tkvarcheli. Tkvarcheli é uma cidade no sul de Abkhazia, que sofreu danos graves durante a guerra étnica com a Geórgia. Antes a cidade floresceu com o um centro industrial da região, mas 25 anos depois da guerra a cidade ainda está em ruínas e quase nada foi reconstruído. As crianças estão por conta própria e frequentemente são atraídas ao crime. Essas crianças vivem debaixo da opressão espiritual das tradições pagãs, que são comuns entre o povo da Abkhazia. Nessas condições, o clube adolescente da igreja é um raio de luz para as crianças e adolescentes na cidade. É um lugar para as crianças se desenvolverem, aprenderem coisas novas e passar um tempo de qualidade.

 

Uma das crianças locais é Tamila*, de 10 anos. Tamila tem várias irmãs e uma mãe que trabalha durante o verão quando os turistas visitam o país. Tamila e suas amigas gostam de vir à igreja para passar tempo ali. Quando essa igreja começou há dois anos, um dos cristãos começou a trabalhar com crianças. Ele organizou um clube do filme que reuniu várias crianças e adolescentes todas as semanas. Mas não foi o suficiente para o ministério infantil. Havia uma grande necessidade de tempo de qualidade e atividades. A OM, que é parceira desta igreja, decidiu enviar quatro alunos do segundo ano do MDT (Treinamento de Discipulado em Missões) para servir num estágio de um ano com essas crianças e adolescentes.

 

Pouco antes dos alunos do MDT virem para esta cidade, foi dito as crianças que novas pessoas viriam e passariam tempo com ela. Tamila e alguns outros estavam muito felizes e ansiosos por conhecerem esses novos amigos. Assim que os quatro alunos chegaram para o estágio em Tkvarcheli, eles logos se tornaram amigos das crianças locais, especialmente com quatro meninas (uma das quais é a Tamila).

 

Os alunos são responsáveis pelo ministério com crianças e adolescentes. Eles organizam um clube para crianças e adolescentes duas vezes por semana. Mais de 15 crianças e adolescentes vêm para brincar, tomar chá e discutir alguns assuntos. Além disso, os alunos demonstram um exemplo de vida cristã e do amor de Deus simplesmente vivendo ali. Toda manhã, eles passam tempo com Deus e lendo a Bíblia. As crianças veem isso. Um dia, Tamila ficou muito curiosa com o livro que eles liam. Algumas vezes, ela também pegou a Bíblia e sentava perto deles. Ela também lia a Bíblia e estava buscando o que era interessante neste livro que não tinha figuras.

 

Os alunos também se tornaram amigos dos pais dessas meninas que permitiram que elas passassem a noite com eles. Foi um ótimo tempo de comunhão - eles fizeram a janta juntos, desenharam e fizeram arte. Antes de ir dormir, eles leram histórias da Bíblia.

 

Uma dessas noites, depois da oração, Tamila de repente sussurrou algumas palavras que tocou um dos alunos. Ela disse: “Eu realmente quere ser como você, ser uma cristã. O que eu devo fazer?” Os alunos sugeriram que ela orasse e Tamila falou com Deus. “Eu sei que Jesus me ama tanto e morreu pelos meus pecados,” Tamia compartilhou.

 

Agora a Bíblia e a coisa mais importante e preciosa para ela. Ela a leva para todo lugar e sempre quer ler. Um dia, Tamila deixou sua blusa na igreja e quando a mãe veio para busca-la, ela disse: “Minha filha tem várias blusas, e tem Bíblias em cada uma delas.” Tamila gosta de ler especialmente com um dos alunos porque ela se lembra melhor das histórias da Bíblia quando ela lê um-a-um do que com as outras crianças.

 

O clube das crianças e adolescentes na igreja tem impactado bastante as vidas das crianças locais. Elas não só ouvem a verdade, mas também aprendem a fazer diferentes artesanatos, a cantarem canções e se divertirem. “Eu nunca tinha feito artesanatos tão bonitos,” disse Tamila, muito alegre.

 

Tamila e as outras garotas mudaram bastante. Elas sem importam com os outros, são mais obedientes e respeitam os seus pais. Vendo a vida cristã prática dos alunos, as crianças locais querem e tentam serem iguais a eles.

 

*Nomes alterados por segurança

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019