NOTÍCIAS

Unidos por um bracelete

January 10, 2019

Por OM Internacional

Tradução de João Marcos Hansen

 

Toda quarta, os participantes do programa de treinamento de discipulado, MDT Esperança para Zurich, junta crianças de quatro a 11 anos em uma igreja local para o Kids Treff - uma tarde de histórias, ensino, brincadeiras e diversão.

 

Deborah Lamprecht é uma estudante de teologia e durante seu estágio, ela é co-líder da MDT Esperança para Zurich. Ela relata, “Estamos no Kids Treff em Zurich, no subúrbio de Schwamendingen, um bairro com uma alta percentagem de pessoas com histórico imigrante. Muitos deles nunca ouviram as boas novas de Jesus Cristo.”

 

As crianças vêm de várias culturas diferentes, países variados e históricos religiosos completamente diferentes. A combinação nem sempre é fácil com atritos pré-programados. A equipe da OM acha interessante compartilhar do amor de Deus para esse grupo, mas admitem que também exige bastante energia e é bem cansativo.

 

Deborah continua, “Era mais uma dessas tardes. Dessa vez, a provocação e as brigas foram tão longe que se tornou impossível para a equipe explicar as regras do jogo. Não pense que só as crianças vindas de outros países estavam bagunçando, o comportamento das crianças suíças era igualmente ruim.

 

“Nós, a equipe, nos reunimos em oração para pedir ao Senhor que nos ajudasse a encontrar novas ideias para lidar com o desafio que estávamos enfrentando. Alguém teve a ideia de desenhar uma camiseta Kids Treff para criar uma identidade: um senso de pertencer. Os valores do Kids Treff poderiam ser comunicados ao usar essa camiseta. As camisetas seriam usadas em todos os nossos encontros. Nós meditamos nessa ideia e finalmente desistimos - muitas questões não resolvidas, especialmente para acomodar as exigências das diferentes temporadas.

 

“Em vez disso, Deus nos deu uma nova ideia: nós confeccionaríamos braceletes grandes e bonitos, completo com um fecho para facilitar o tirar e por. Os braceletes eram para ser usados apenas durante os nossos encontros. Durante a confecção, nós poderíamos ensinar os nossos valores do Kids Treff: respeito, honestidade, justiça. Em alemão, as iniciais formavam REF (respekt, ehrlichkeit, fairness). “Ref” em alemão é a abreviação de “juiz”. É um bom jogo de palavras, um que as crianças entendem!

 

Deborah compartilha de um pequeno, mas engraçado incidente que aconteceu no dia da confecção: “Todo mundo estava empolgado com essa tarde de artesanato e cada um de nossa equipe pensou que outra pessoa iria ensinar. Com grande surpresa, descobrimos que ninguém havia confeccionado braceletes antes... Consultando a internet, encontramos instruções simples e, juntos, aprendemos como fazer - e como ensinar.”

 

Apesar do líder da equipe ter que pedir para outra pessoa sair pelas ruas para convidar as crianças a entrarem, elas estavam prontas a tempo para serem ensinadas. Houve outra coisa que Deborah gostaria de ressaltar. “Não tinha tempo para preparar um lanchinho da tarde. Mas Deus havia providenciado - por que outro motivo uma mãe teria trazido um bolo para as crianças, justo hoje?”

 

A equipe concordou que confeccionar braceletes foi um grande sucesso! Todos fizeram o seu melhor e tiveram um ótimo tempo.

 

E os braceletes funcionaram! “Nossos próximos encontros foram realmente abençoados: as crianças estavam quietas e atentas! Ninguém queria ter que tirar seu bracelete e ser excluído por mau comportamento. Os jogos e atividades poderiam ser explicados. As tardes se tornaram um sucesso!” diz Deborah. “Através dos braceletes, Deus tem feito uma grande diferença.”

 

Desse jeito, as crianças vindas do mundo todo, de diferentes planos de fundo e de várias religiões, se fundiram em um grupo funcional, ensinável unidos por um simples bracelete.

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019