NOTÍCIAS

O coração dos pastores pelos Nivkh

January 3, 2019

Por Inger R.

Tradução de João Marcos Hansen

 

Os Nivkh vivem no extremo leste da Rússia. Eles são um grupo indígena com uma população de cerca de 4.500 pessoas. Em 2018, a OM EAST e seus parceiros imprimiram as primeiras histórias bíblicas em dois dialetos Nivkh chamados Amur e Schmidt, também incluindo as passagens em russo. A OM EAST fez as ilustrações, o design e o layout para essa nova publicação enquanto a equipe da Wycliffe Rússia trabalhou na tradução.

 

“Inicialmente, eu não estava muito inspirado para traduzir para um grupo tão pequeno de pessoas,” admitiu Mark*, o tradutor. Pessoas que falam Amur e Schmidt são um grupo ainda menor do que a população total, já que alguns falam outros dialetos Nivkh ou russo. “Mas depois, a parábola da Ovelha Perdida me veio a mente, onde o Bom Pastor deixou a maioria para ir atrás de uma ovelha desgarrada,” acrescentou Mark. “Então percebi que o número de nativos falando o idioma não é o único critério que conta.” Seguindo o exemplo de Jesus, Mark reconheceu que ainda vale a pena publicar histórias bíblicas nos dialetos Nivkh.

 

“A descrição de Jesus como o Bom Pastor é uma imagem linda do Seu amor por aqueles que Lhe pertencem e por aqueles que ainda não acreditam nEle,” refletiu um trabalhador da OM EAST.

 

Mark conhece três seguidores de Jesus entre o grupo minoritário cujas crenças são enraizadas no xamanismo. Ele quer que mais Nivkh encontrem o Bom Pastor que deu a Sua vida como sacrifício expiatório pelo pecado. Ele deseja compartilhar a mensagem de que qualquer um que confessar que Jesus Cristo é Senhor e crer em seu coração que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos será salvo e terá a vida eterna.

“Enquanto desenho, tenho pensado sobre como os Nivkh não conhecem passagens bíblicas,” disse Julia, uma designer gráfica e artista da OM EAST. “É lindo pensar que essa será a primeira vez que muitos irão ler a verdade de Deus e segurá-la em suas mãos. E quero que meus desenhos expressem a mensagem.”

 

Os livros de histórias bíblicas ilustradas estão sendo distribuídas na Ilha Sakhalin e nos vilarejos ao longo do rio Amur. “Temos publicado literatura, mas é agora que o trabalho realmente começa,” enfatiza Simon, o coordenador de produção da OM EAST. “Vamos orar por cristãos entregando cópias e falando com indivíduos. Um dia, teremos Nivkh adorando diante do trono de Deus!”

 

“Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” - João 10:16 (NVI)

 

Louve a Deus pelo Seu amor e pelo coração de Pastor! Agradeça a Jesus por Seu grande sacrifício; dê graças pela liberdade e pelo perdão encontrado nEle. Por favor, ore por cristãos distribuindo literatura; por favor, ore para que os Nivkh ouçam a voz de Jesus e escolham segui-Lo.

 

Veja o livro de histórias bíblicas para os Nivkh aqui.

 

*Nomes alterados por motivos de segurança

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019

October 6, 2019