NOTÍCIAS

Deus merece ser louvado na Albânia

October 23, 2018

Por OM Internacional
Tradução de Rodrigo Mendes
Revisão Alana Romão

 

Em 2017, Vincent* e Priscilla*, trabalhadores da OM em Kosovo, começaram um novo ministério focado na gravação de louvores no idioma albanês para o mundo de língua albanesa. Durante vários anos, eles perceberam a necessidade de canções nascidas dos próprios adoradores albaneses. Essas músicas falavam com outros albaneses em sua linguagem do coração em vez de apenas serem traduzidas do inglês. O casal havia notado como os crentes kosovares se relacionavam diferentemente com as poucas canções escritas localmente que existiam.

 

Desde então, várias músicas foram traduzidas, gravadas e compartilhadas on-line através de diversas mídias sociais. No entanto, tem havido uma necessidade contínua de canções de adoração albanesas mais originais. Todavia, trazer estes à luz tem sido difícil, já que o número total de crentes kosovares é inferior a dois mil e há um acesso muito limitado a instalações de treinamento e gravação de canções.

 

Assim, em abril de 2018, as equipes da OM em Kosovo e na Albânia trabalharam juntas para hospedar cinco pessoas da Heart Sounds International por três dias em cada um dos seus países, dando um total de seis dias de treinamento em música de adoração e composição de canções. A Heart Sounds International é um ramo da OM Arts cuja finalidade é inspirar e encorajar a escrita de canções na linguagem do coração das nações.

 

A formação em Kosovo teve 11 participantes no total, provenientes de diferentes cidades e igrejas em todo o país. Durante o treinamento os tópicos ensinados e discutidos incluíam quebrantamento, esperança no Senhor, raízes profundas e confiança. Os participantes formaram grupos e, em tempo limitado, tentaram escrever músicas e compor canções inspiradas nos tópicos e passagens da Bíblia. Embora eles sejam de origens, ministérios e lugares diferentes, os participantes se uniram em seu propósito - criar canções encorajando a adoração na língua albanesa. Nos três dias de treinamento os participantes puderam escrever nove novas músicas de adoração albanesas originais.

 

Alguns dos participantes afirmaram que a experiência foi pouco familiar e alongada. Sentar e escrever canções de adoração juntos com a comunidade parecia uma coisa difícil de fazer. Muitos dos participantes não acreditavam no início que eles seriam capazes de escrever ou compor qualquer coisa durante os três dias. No entanto, Deus, em Sua misericórdia, derramou muita criatividade e inspiração da Sua Palavra sobre os participantes de modo que muitos escreveram belas canções juntos.

 

Um dos participantes disse: “Estas canções falam mensagens que irão encorajar grandemente a igreja de língua albanesa no Kosovo e irão chamar as pessoas para o culto porque elas parecem incluir os tópicos exatos que as pessoas no Kosovo precisam ouvir”.

 

Palavras como essas transmitem o propósito central deste treinamento: chamar pessoas de todas as nações e línguas para trazer sua adoração ao Senhor do fundo de seus corações. Tais são as canções escritas durante o treinamento em Kosovo. São canções para trazer esperança e cura em tempos de quebrantamento, para chamar as pessoas a depositarem sua confiança e esperança em Deus e para convidá-las a se apoiarem nEle plenamente, deixando que Ele mostre Sua força em sua fraqueza.

 

Esta é uma das muitas músicas escritas durante o treinamento. Vincent e Priscilla ainda estão trabalhando com todos os participantes para gravar profissionalmente as músicas escritas durante o treinamento para que possam ser compartilhadas com os crentes de língua albanesa em Kosovo, Albânia e em todo o mundo.

 

*Nomes alterados por segurança

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019