NOTÍCIAS

De sul a sul

October 11, 2018

Por OM Internacional 

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão Eunice L G Amaro

 

Embora os países latino-americanos tenham sido o destino de muitos empreendimentos missionários ao longo dos anos, a maré virou, e a América do Sul não é mais considerada um campo missionário não-alcançado. Agora, muitos latino-americanos estão deixando o conforto de sua casa e seguindo Deus, para viver em países com poucos crentes.

 

Pablo*, do Paraguai, é um desses latinos. Ele respondeu ao chamado para participar de missões e agora está servindo com a OM, em um país do sul da Ásia, desde setembro de 2017. Ele acredita que os latinos têm uma capacidade única de se adaptar e se integrar a muitas culturas diferentes, o que pode torná-los candidatos a alguns campos missionários.

 

“Os latino-americanos têm muitas características físicas semelhantes às dos sul-asiáticos, africanos, europeus e dos habitantes do oriente médio. Isso facilita a mistura em algumas culturas”- disse Pablo. “Somos, também, muito amigáveis e temos facilidade para nos relacionar os com as pessoas do local, enquanto outros tem mais facilidade para fazer tarefas orientadas. Isso ajuda a nos entendermos melhor e nos comunicar com pessoas de outras culturas afetuosas.”

 

O trabalhador da OM Richard*, do Brasil, ecoou os mesmos sentimentos. Depois de servir em uma equipe de curta duração, primeiro no Paraguai e depois na Alemanha, Richard percebeu que não poderia, simplesmente, voltar à vida costumeira anterior. Depois que provou como é se juntar a Deus em missões transculturais e fazer a diferença na vida dos outros, ele queria mais, e decidiu se juntar à OM em um país do sul da Ásia.

 

"Desde o momento em que cheguei aqui, me senti em casa", observou Richard. Embora sua nova casa fosse diferente da de sua terra natal, não demorou muito para que Richard se adaptasse ao ambiente e fizesse conexões com pessoas que, em muitos aspectos, são como ele.

 

Independentemente do fato de os latino-americanos terem algumas vantagens quando se trata de servir culturalmente, ainda existem obstáculos que dificultam o caminho. Um dos maiores obstáculos vem da cultura latina ser muito orientada para a família.

 

Muitas vezes, é difícil para eles deixarem suas famílias por longos períodos de tempo, disse Pablo. Ele explicou que o conhecimento da bondade e soberania de Deus é o que lhe deu coragem para deixar seus amigos e familiares, para compartilhar o evangelho entre os não alcançados.

 

"Suas misericórdias se renovam a cada manhã e eu vi isso aqui"- contou, alegremente, Pablo. "Se você se sente atraído por missões, não deixe que pensamentos impiedosos como 'Eu não tenho dinheiro',  ou temor de que não seja capaz de se integrar", prenda você. Entregue-os a Deus, e Ele providenciará o que você precisa.” O encorajamento de Pablo a outros latinos é não ficar ansioso ou temeroso, porque Deus nos dará tudo de que precisamos.

 

Às vezes, Deus chama as pessoas do outro lado da rua e, às vezes, Ele as chama do outro lado do mundo, para compartilhar que o Reino de Deus está próximo.

 

Os homens compartilham que o desafio real não é o chamado, mas dizer "sim", todos os dias, para esse chamado e demonstrar isso por meio de ações.

 

Embora suas casas na América do Sul possam ser seguras e confortáveis, Richard e Pablo sabem que a verdadeira satisfação só acontece quando eles fazem o que foram criados para fazer.

 

Ore por Richard e Pablo, para que o Espírito Santo continue a fortalecê-los, para permanecerem fiéis à missão e desfrutar plenamente da jornada. Ore, também, para que mais latino-americanos respondam ao chamado para servir entre grupos de povos não alcançados.

 

*Nomes alterados

 

Texto original

 

A OM no Sul da Ásia conta com 2 missionárias e 1 família brasileira atuando

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019