NOTÍCIAS

Caminhando com Propósito. Nossa história.

October 3, 2018

Por Família Saprissa
Revisão Eunice L. Amaro

 

Somos Marco e Lorena, missionários da OM Costa Rica, e esta é a nossa história.

 

Em 2013, depois de 14 anos morando juntos, houve uma separação. Por um momento, tudo parecia ter acabado, porém Deus tinha outros planos que, com certeza, são melhores e maiores que o nosso. O mais importante foi que em meio a tudo isso foi que conhecemos Deus. Ele, com sua graça e misericórdia, usou aquele momento difícil, para se apresentar a cada um de nós, particularmente, e transformou nosso coração, abrindo nossa mente e entendimento para sua existência. Assim, começamos a conhecê-lo, e, nesse processo, houve cura e transformação em nossas vidas. Depois dessa transformação, entendemos que o casamento era muito importante e fazia parte dos planos de Deus. Então, em 15 de novembro de 2014, nos casamos.

 

Então começou uma nova etapa em nossas vidas, uma história cheia de aventuras com um propósito inimaginável, que só Jesus poderia escrever. Servindo na igreja, conhecemos a grande comissão, e entendemos que esse chamado geral trouxe um mais específico para nós, o chamado missionário.

 

Deus abriu as portas necessárias, colocou as pessoas certas em nosso caminho, e, num piscar de olhos, estávamos nos preparando para obedecer a ao chamado. Foi assim que conhecemos a OM Costa Rica, onde encontramos a oportunidade de trabalhar com os menos alcançados nas comunidades indígenas do grupo étnico Cabecar. Durante 2 anos, trabalhamos com esse povo que vivia muito afastado da civilização, mas sempre retornávamos ao nosso conforto.  A partir dessa experiência, Deus começou a nos incomodar para fazer algo mais, a crescer de acordo com seu plano. E foi assim que nasceu nosso projeto Caminhando com o propósito.

 

Esse ministério missionário se desenvolve enquanto viajamos pela América Latina. Saímos em nosso carro para compartilhar o amor de Jesus com todas as pessoas que Deus colocou e ainda vai colocar no nosso caminho, enquanto viajamos de um país para outro, como fizeram os primeiros missionários da igreja primitiva, (Paulo, Silas, Timóteo, etc., e como fizeram os primeiros missionários da OM). O foco mais importante dessa viagem é fazer a vontade de Deus.

 

Enquanto passamos por esses países, aproveitamos para conhecer as bases da OM na América do Sul, e, assim, podemos ajudar com os projetos e servir a equipe, mas, acima de tudo, temos aprendido com eles como fazer missões.

 

Saímos da Costa Rica em 27 de julho de 2017, deixando tudo para trás, trabalho, amigos, conforto, família, o aconchego da nossa casa, com nosso carro e nossos corações cheios de sonhos e esperança, obedecemos ao chamado com alegria, sabendo que os planos de Deus são maiores que os nossos, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

 

Então começou nossa peregrinação, assim, pois caminhar com propósito é um projeto que está em constante movimento, ele se desenvolve em meio a pessoas, com o cotidiano, independente de posição social, crença, cultura ou escolaridade.

 

Começamos uma jornada ao desconhecido, descobrindo outras formas de pensar, falar, outra cultura, outras cores, outros gostos ... tudo é tão diferente! É uma aventura, a aventura de andar com Jesus, porque com Ele todos os planos se ajustam de acordo com o seu propósito. Temos cruzamos montanhas, fronteiras e mares, até chegarmos a um lugar específico para levar uma mensagem específica. Aprendemos que criar relacionamentos é a maneira mais eficaz de compartilhar o amor de Deus, dar, receber, crescer, ser solidário, ter tolerância e compartilhar os desafios de cada dia.

 

Viajar fazendo missões é aprender, em cada lugar, a hospitalidade. É quando um estranho abre a porta para outro estranho e eles compartilham o pão como Jesus fez, sem preconceito, sem apontar. É sentir o calor do lar; ainda que o colchão e o travesseiro nos lembrem que aquela não é a nossa casa.

 

Deus tem sido fiel e nos levou a lugares em que as pessoas necessitam muito de sua palavra e seu amor, por isso Ele mesmo tem aberto as portas dos hospitais, orfanatos comunidades indígenas, pessoas em condições de rua, casas comuns.

 

Com um sorriso no rosto, um abraço de consolo, ou uma palavra de encorajamento vamos testemunhar o amor e a esperança de Jesus. Mesmo tendo sido muito gratificante, também é um desafio muito grande que temos enfrentado. Isso nos faz lembrar, com um profundo sentimento, quando visitamos uma área restrita de crianças com HIV no hospital infantil de Guayaquil no Equador. Elas carregam as más decisões de seus pais e, sem entender por que elas estão ali, enfrentando o frio e a solidão, que é visível nesses quartos. Deus, porém, nos presenteou com uma oportunidade de levar o seu amor a elas por meio de brincadeiras, quando rimos e choramos com elas, tentando entender toda a situação, mesmo sabendo que, em tudo, Deus tem um propósito.

 

 

Como missionários, aprendemos a levar a mensagem de amor e esperança em meio à escassez e ao desespero. Seja em comunidades carentes, ou em casas de ricos, em um campo de futebol, ou em um hospital, a necessidade espiritual de Deus é a mesma, e essa é a nossa motivação, que todas as pessoas deste mundo tenham a oportunidade de ouvir e seguir a Jesus e, assim, encontrar um caminho com propósito em suas vidas.

 

Aprendemos que Deus poderia salvar o mundo de um jeito mais rápido e simples, mas decidiu nos envolver nessa  tarefa, porque ele tem  prazer de nos colocar como parte do dar e receber, ser abençoado e abençoar, para a gloria do seu nome. Fazemos tudo em obediência e gratidão porque sabemos que tudo é dele e para ele.

 

 Deus nos ensina a viver dia a dia sem nos preocuparmos com o amanhã, porque o dia é hoje, para cultivar o nosso espírito e criar fortes laços de dependência de Deus ... porque, sem o seu cuidado, misericórdia, orientação e graça nós não teríamos chegado tão longe.

 

Andar com propósito é sair do barco e entrar nas águas, confiando, plenamente, que tudo está bem e estamos seguros nas mãos de Deus. Hoje, testemunhamos que sua fidelidade e que seus planos são maiores que os nossos. Um ano atrás obedecemos ao chamado, hoje damos graças a Deus pelo privilégio de sermos enviados e ser um testemunho vivo de que aquele que começou a boa obra em nós vai completá-la até o fim dos dias. E pela sua infinita graça, Deus tem sido para nós o maior presente e, mesmo sem merecer, ele nos leva em consideração.

 

Seguimos em frente de mãos dadas, com fé e total segurança de que sua presença nos acolhe todos os dias.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019