NOTÍCIAS

Jogos, experimentos e histórias da Bíblia

September 10, 2018

Por OM Internacional 
Tradução de Rodrigo Mendes
Revisão Eunice L. Amaro

 

Já não é tão fácil compartilhar a fé nas escolas públicas na Europa, conforme descobriu a equipe da OM na Romênia. Então, quando encontraram uma porta aberta em uma escola da aldeia em Rau de Mori, eles aproveitaram a oportunidade. Neste ano, 120 crianças e seus professores participaram do programa de dois dias KidsGames (KG).

 

“Este é o terceiro ano em que a equipe da OM vem a nossa escola. Nos dois primeiros anos, só tivemos um dia para as competições, mas as crianças adoraram tanto que este ano queríamos ter dois dias de KidsGames. Em todos os anos em que recebemos o KidsGames, nossa escola recebeu um prêmio especial do diretor de ensino do condado pelas melhores atividades de ensino fora do currículo nacional”, disse um dos professores da escola. “Este ano até a prefeitura enviou um fotógrafo / jornalista para passar os dois dias conosco na escola e escrever artigos sobre as atividades. O programa KidsGames é bem complexo e criativo, e as crianças desenvolvem, em pouco tempo, diferentes habilidades, desde esportes até construção / arquitetura, habilidades sociais ou herança cultural.”

 

A escola foi transformada em uma "instalação olímpica", e 10 equipes competiram entre si em diversos jogos e atividades. No final dos dois dias, cada criança recebeu um diploma de participação, e as três melhores equipes vencedoras receberam medalhas - e muitos aplausos.

 

“Cada equipe tinha crianças em todas as faixas etárias. Os alunos do oitavo ano foram os líderes dos grupos e foi incrível ver como, em apenas dois dias, eles desenvolveram tanto suas habilidades de liderança”, disse um OMer. “Alguns deles não tinham ideia de que eles eram líderes natos e que podiam fazer um ótimo trabalho nesse papel. Foi uma experiência para abrir os olhos deles e ficamos felizes em treiná-los e ensiná-los a assumir a responsabilidade de liderar suas equipes e levá-las ao pódio.” No final dos jogos, a OM ofereceu um prêmio especial para o melhor líder da escola.

 

“Eu adorei jogar hóquei de jornal. Eu nunca joguei esse jogo antes. Foi tão divertido! Espero que no próximo ano possamos jogar boliche de jornal também.”, disse  uma das crianças da quinta série entusiasmada.

 

"A única coisa de que eu não gostei no KidsGames foi que meu time não venceu", brincou outro garoto da quinta série.

 

“Você não pode imaginar as condições que algumas dessas crianças têm em suas casas. A primeira vez que os visitei para conhecer suas famílias foi chocante para mim. As casas parecem prestes a cair sobre elas”, compartilhou uma professora de jardim de infância. “Quando não estão na escola, precisam trabalhar nos campos para ajudar suas famílias a ganhar dinheiro para comprar comida. Fico tão feliz quando os vejo rindo e se divertindo com o KG, é como se eles se esquecessem por um momento de todos os problemas em casa.”

 

Alguns jogos foram puramente para diversão, enquanto outros foram baseados na Bíblia. No segundo dia, a equipe da OM compartilhou a história bíblica de Noé e, depois, alguns jogos interessantes sobre os oceanos.

 

“Minha parte favorita de todo o programa era que tínhamos uma 'estação' especial onde podíamos fazer um 'clube de ciências'. Aqui fizemos algumas experiências e pudemos comparar o que aconteceu nos experimentos com o nosso dia a dia”, disse um OMer.

 

Os experimentos também proporcionaram um lugar para a entrada espiritual. “Por exemplo, usamos ovos crus e cozidos para comparar as pessoas. Do lado de fora não podemos julgar as pessoas, porque somos todos iguais. O que nos diferencia um do outro é o modo como nos comportamos, assim como os ovos [reagem] quando os giramos. Além disso, se tivermos um copo de água, veremos que o ovo cozido afundará. Se adicionarmos sal à água, o ovo irá flutuar. É assim com Jesus: se tivermos Jesus em nossa vida, poderemos flutuar, mas, se não, afundaremos. Foi muito interessante para as crianças fazerem essas analogias e aprenderem de maneira prática como Jesus pode fazer parte da nossa vida”.

 

Texto original ​

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019