NOTÍCIAS

Construindo negócios sustentáveis para transformação

September 1, 2018

Por OM Internacional
Tradução de Rodrigo Mendes
Revisão Alana Romão

 

Na Ucrânia pós-soviética muitas lutas aconteceram. Quando uma pequena equipe de plantadores de igrejas apareceu na cidade regional de Kaharlyk, vários anos foram necessários para que os resquícios da opressão governamental fossem superados. Então, em 2003, uma nova aventura começou quando essa equipe passou a envolver a comunidade local em maneiras inovadoras de atender às suas necessidades, as quais criaram renda, ajudaram a incutir orgulho na cidade local e a limpar o meio ambiente. Um ditado local afirma: “A necessidade é a mãe da invenção” e isso certamente foi verdade neste caso. Em primeiro lugar, não havia dinheiro suficiente para pagar pelo aquecimento da igreja durante os longos e frios meses de inverno. Em segundo lugar, havia um nível extremamente alto de desemprego entre os habitantes locais, incluindo os crentes. Em terceiro lugar, a cidade estava muito desarrumada com pilhas de folhas, ervas daninha e outros lixos que eram frequentemente eliminados por incineração ao ar livre nas ruas.

 

A primeira ideia "fora da caixa" foi usar resíduos verdes como grama, folhas e restos de comida para criar biogás para aquecer a igreja. Então vieram as ideias de biodiesel, do óleo de fritar usado e o cultivo de cogumelos, os quais a equipe começou a cultivar no porão da igreja! Wayne Zschech, que agora é o líder de campo da OM Ucrânia, lembra: “Nós tínhamos cogumelos saindo de nossas orelhas!” Como atividade secundária, eles compraram um par de pequenos cortadores de grama e um aparador para remover a grama e ervas daninha em áreas desleixadas na cidade. Essa ideia foi apresentada com um misto de confusão e aprovação, inspirando o prefeito da cidade a premiar a igreja publicamente e depois investir pessoalmente no embelezamento do município.

 

No entanto, certamente não foi um início fácil e descomplicado. O negócio de cogumelos estava crescendo, pois as operações haviam se mudado para um antigo depósito de hortaliças, onde dez toneladas de cogumelos eram colhidas todo mês. Além disso, 25 pessoas - metade das quais eram crentes em Jesus - estavam empregadas lá. Contudo, infelizmente, a empresa que fabricava o substrato de cogumelos começou a fornecer um produto mal preparado. Os cogumelos-botão competem muito mal com outros organismos, tornando o empreendimento pouco rentável. Com o fornecedor se recusando a assumir qualquer responsabilidade pelos maus lotes ruins, o negócio faliu. Para os trabalhadores, isso foi simplesmente devastador. Eles finalmente estavam recebendo renda regular e começando a ter esperança no futuro.

 

A próxima vítima foi o empreendimento de biodiesel. Ele cresceu para 35 toneladas por mês e estava obtendo bons lucros. Todos na cidade conheciam os caminhões e tratores a diesel que cheiravam a frango frito! No entanto, na decaída após a “Revolução da Dignidade” de 2014, a anexação da Crimeia pela Rússia e a subsequente guerra no leste do país, a Ucrânia novamente entrou em profunda crise financeira econômica e esse empreendimento inovador também se encerrou.

 

Mais de três anos depois, Wayne ainda pode sentir a dor daquela época, mas não desistiu de sua crença na transformação da comunidade através do empreendimento cristão e do discipulado no local de trabalho. A revolução tornou-se um catalisador para cavar fundo e encontrar uma maneira inovadora de aproveitar a abundância de recursos locais (neste caso, desperdício) e criar algo útil e comercializável a partir dele. O projeto é chamado de “Clean Soul - Clean City”. Os estágios iniciais usam uma abordagem de desperdício zero para transformar o lixo verde em um fertilizante orgânico para campos e jardins usando moedores, compostagem e minhocas. Um objetivo de longo prazo seria conseguir que todos os habitantes da cidade eliminassem a queima de lixo e reduzissem a poluição do ar. O fato realmente excitante é que outros processos orgânicos, como cultivo de cogumelos ostra, casas verdes e aquaponia podem ser perfeitamente integrados a este projeto, criando novos empregos e fluxos de renda. Essa é a visão para o futuro e a OM Ucrânia está procurando alguém para defender essa iniciativa verde.

 

De longe, o maior empreendimento é o projeto de pirólise. O lixo é um problema enorme na Ucrânia, onde o número de instalações de processamento para todo o país está à beira do zero. É prática comum ver pilhas de lixo doméstico não recolhido, bem como uma mistura nos tipos de lixo. Essas pilhas nas ruas geralmente não são coletadas, mas simplesmente são queimadas. Quando há plásticos, a fumaça tóxica é insuportável. Os moradores reclamam, mas não há alternativas disponíveis.

 

A pirólise é uma maneira eficaz e segura de lidar com o desperdício ambientalmente problemático, muitas vezes odorífero. Em vez disso, esse processo envolve o desperdício de aquecimento na ausência de oxigênio para produzir gases combustíveis, combustíveis líquidos e sólidos. A conversão de plásticos em combustível líquido é uma maneira viável de lidar com fluxos de plásticos residuais mistos em fim de vida útil. “Este projeto está há mais de três anos em construção. Construímos nosso primeiro protótipo em 2015 e, ao longo de um ano, o modificamos 46 vezes! Então, nós nos preparamos para criar a unidade comercial”, disse Wayne, "Isso continua a ser uma jornada real de fé, mas, a cada mês, Deus tem de alguma forma suprido as finanças para manter as coisas avançando ... e estamos quase lá!”

 

A equipe quer inspirar os habitantes locais pelo exemplo a gerar renda com um impacto holístico nas comunidades e capacitá-los a discipular outros em missões.

 

Seu projeto para instalar painéis solares em parte da propriedade da igreja é um exemplo, onde um painel solar fotovoltaico de 21kW foi instalado. Isso economiza uma quantia de dinheiro considerável para a igreja local durante os meses de inverno e, desde o início da primavera até o meio do outono, gera uma renda muito necessária. “Ainda precisamos de mais 36 painéis para concluir o projeto”, relatou Wayne. “Energia solar é uma tecnologia madura que não precisa de muita manutenção. Esta é uma grande oportunidade para a criação de renda passiva sustentável, a qual, a igreja pode converter em financiamento para ministérios e missões na Ucrânia.”

 

Tornando-se catalisadores práticos para a transformação na comunidade, usando uma abordagem holística e baseada na fé, missões sustentáveis podem ser um passo mais perto para os crentes na Ucrânia, bem como fornecer um forte testemunho de Cristo para os menos atingidos na comunidade.

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019