NOTÍCIAS

Um novo dia na Ucrânia

February 25, 2018

 

Por AnneMarit Viljoen

Tradução Rodrigo Mendes

Revisão Jessica Ferri

 

 

Nos últimos três anos, o país da Ucrânia esteve em destaque frequente nas notícias. A Rússia apoderou-se das regiões de Crimea e Donetsk no oriente. Um avião de passageiros da Malásia Airlines foi derrubado sobre a Ucrânia. Muitas pessoas morreram durante esses anos. Muitos mais fugiram. As pessoas deslocadas internamente (IDPs) vagam por toda a Ucrânia, muitas ajudadas pelas igrejas. Outras pessoas deixaram o país em direção à Rússia, Europa, EUA e Israel.

 

 

Em novembro de 2013, milhares de ucranianos se reuniram esperançosamente na Praça Maidan, ato que se tornou conhecido como a Revolução Maidan de Kiev, observando, esperando e orando por dias. Nos meses que se seguiram houve conflitos que deixaram aproximadamente 130 mortos e mais de mil feridos.

 

O presidente fugiu para a Rússia deixando as gloriosas riquezas do palácio à mostra para o mundo, em forte contraste com a pobreza que muitos dos seus habitantes experimentavam. Então os russos invadiram. Os ucranianos sofreram dolorosos eventos com perdas a serem choradas, especialmente aqueles cujos entes queridos morreram, ou que tiveram que fugir de suas casas no oriente, ou os habitantes não russos da Criméia. Embora as mídias tenham focado agora em outras crises, na Ucrânia as coisas ainda estão acontecendo. Mais importante ainda, Deus está se movendo.

 

"As igrejas estão mais ocupadas do que nunca", diz Oleg, líder da equipe OM e pastor em Rivne. "Muitas pessoas estão buscando Deus. É realmente um novo dia. Desde a revolução de Kiev, há uma nova sensação de liberdade. Há também a consciência de que, quando necessitamos de ajuda, nossa ajuda não veio da Europa nem dos EUA, mas do próprio Deus. Com nosso novo presidente e pessoas que buscam a Deus, estamos ansiosos para ver o que Deus fará. Continue a orar pela Ucrânia e pelo novo dia que amanhece em nosso país".

 

As equipes da OM trabalham com várias igrejas nas cidades de Odessa, Rivne, Vinnitsa e Kaharlyk. Eles frequentemente se concentram nas crianças através de escolas, clubes e acampamentos dominicanos. As equipes também ajudam os IDPs da zona de guerra no oriente, alcançam os judeus e criam novas oportunidades de negócios. A OM acolhe equipes de curto prazo, especialmente durante as férias escolares, quando os acampamentos de uma semana para crianças às vezes funcionam consecutivamente por várias semanas.

 

"No passado, as igrejas não tinham visão para a missão e os ucranianos não podiam viajar para qualquer lugar. Isso agora está mudando e alguns estudantes estão prontos para participar de atividades de missão de curto prazo. Alguns passaram algumas semanas, por exemplo, na zona de guerra no oriente ou em um país vizinho. Quando eles voltam e compartilham sua experiência com a igreja, o testemunho deles está mudando a igreja!", Oleg se alegra.

 

A equipe da OM glorifica a Deus pelo que Ele está fazendo na Ucrânia e pede mais orações: por proteção e fim da guerra no oriente, para que as igrejas e as equipes da OM atinjam mais pessoas de muitas maneiras diferentes, para que mais pessoas se voltem para Deus e experimentem a liberdade espiritual.

 


Texto original

 

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019

October 6, 2019