NOTÍCIAS

Batismo no campo de baseball

February 3, 2018

Por Jessica Alyea

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão de Jéssica Ferri

 

Há 15 anos, o trabalhador da OM Terry Lingenhoel (EUA) iniciou um clube de baseball em Érd, na Hungria. Nesses anos ele tem visto centenas de crianças aprenderem sobre baseball e, o mais importante, sobre Jesus. O ano de 2017 trouxe um momento especial para o clube: a oportunidade de batizar dois jovens jogadores que encontraram a fé através do ministério e o início da visão do clube para o futuro.

 

 

Encontrando fé através do baseball

 

Krisztián Tóth tinha nove anos quando girou um taco de baseball pela primeira vez durante uma demonstração esportiva na escola. Quando a bola saiu do playground, um professor americano disse que ele precisava experimentar o esporte.

 

Krisz não fazia ideia de que juntar-se ao clube de baseball de Érd o levaria a uma jornada na qual encontraria esperança após a perda de seu pai para o câncer, de encontrar a fé depois de anos ouvindo o evangelho de seus treinadores e, mais tarde, juntar-se a OM com a visão de usar o baseball para compartilhar Cristo com outras pessoas na Hungria e em terras estrangeiras.

 

"[O baseball] mudou minha vida", diz Krisz, agora com 20 anos. "Eu me tornei treinador e um líder para o clube e sou realmente grato a Deus por me colocar nesta posição".

 

Dávid Hollós, 16 anos, também cresceu no clube. Todo verão ele ia ouvir as histórias dos missionários de curto prazo da OM e da Fellowship of Christian Athletes que iam ajudar nas atividades de esportes de campo. Poderia haver algo nesses testemunhos sobre Jesus que ouviu ano após ano? Ele decidiu que havia. Agora, depois de dar a vida a Cristo, Dávid ajuda a dirigir os ministérios juvenis de inverno do clube e os acampamentos de verão, compartilhando sua fé com jogadores que estão na mesma situação que ele havia estado há alguns anos atrás.

Em 16 de setembro de 2017, cerca de 60 pessoas se reuniram no campo de baseball. Eles não estavam lá para animar uma das nove equipes do clube. Em vez disso, eles foram para celebrar os batismos de Krisz e Dávid, ali mesmo, em um batistério portátil na grama e lama do local que marcou seu encontro com Jesus. Depois do louvor, da mensagem do evangelho e das orações especiais de outros treinadores e jogadores, Krisztián e Dávid compartilharam seus testemunhos com a multidão antes de serem batizados por Terry.

 

 

 

O início de uma igreja de baseball

 

Durante anos Terry teve a visão de começar uma "igreja" de baseball para jogadores e suas famílias. O clube já apresentou uma oportunidade perfeita para chegar aos húngaros secularizados que poderiam ser intimidados por uma igreja tradicional. Se os jogadores e os pais pudessem se reunir em um lugar familiar com pessoas do baseball, as barreiras para compartilhar sobre Cristo poderiam cair drasticamente.

 

Aqueles que estavam curiosos sobre a fé dos treinadores e alguns jogadores do clube encontrariam um lugar natural para aprender mais. E aqueles que estavam encontrando a fé através dos ministérios do clube teriam uma comunidade de crentes pronta para guiá-los.

 

Terry imaginou o início desta igreja de baseball coincidindo com o outro sonho do clube de construir uma instalação de treinamento indoor e uma casa-clube. Ele trabalhou por três anos para arrecadar dinheiro para construir uma casa para o clube. Mas, após as orações e discussões, Terry e sua equipe do ministério do esporte decidiram agir com base na crença de que Deus não precisava de um prédio para atrair pessoas.

 

O evento de batismo também serviu como o pontapé inicial para a igreja de baseball, agora conhecida como Érd Baseball Bible Fellowship. Desde setembro a irmandade continua a se reunir mensalmente para adorar, orar e discutir os ensinamentos bíblicos com a ajuda de Krisztián, Dávid e outros OMers. Embora os números da irmandade tenham sido poucos até agora, os jogadores e os pais que fazem parte estão comprometidos e as oportunidades para conversas profundas estão se abrindo em cada reunião.

 

Ainda sem um prédio, a irmandade tem se reunido em uma escola local ou na casa de Terry, assim como os outros ministérios do clube para jovens jogadores: dois grupos de inverno separados, semanais para jovens e um grupo de cursos Alpha.

"Temos muitas oportunidades com as reuniões juvenis de inverno e a comunidade", diz Terry. "Ter a casa do clube tornará muito mais natural que as famílias façam parte de nossos eventos espirituais. Eu acho que também nos permitirá melhores oportunidades para simplesmente sentar, conversar e compartilhar nossa fé", completou.

 

A equipe do Ministério de Esportes da OM continua a orar pelos recursos necessários para construir a casa do clube, mas também confia que Deus irá trabalhar durante a espera e continuar a usando o baseball como uma ferramenta para levar pessoas a Cristo.

 

Você pode ajudar o nosso ministério do esporte orando ou doando?

 

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

December 14, 2019

December 9, 2019