NOTÍCIAS

Futebol e os menos alcançados

October 14, 2017

Por Ellyn S.

Tradução: Gisele Pereira

Revisão: Jéssica Ferri

 

“Deus te enviou com uma razão!”, um brasileiro disse ao John*, seu amigo canadense. Eles ficaram juntos numa vila remota no Vietnã, enquanto um senhor local ansiosamente pediu para mostrar-lhes o jardim de infância que a embaixada do Canadá tinha ajudado a transferir de uma sala de aula para uma melhor instalação.

 

Ambos os estrangeiros trabalhavam para uma academia cristã de futebol em Hanói e foram convidados a visitar a aldeia natal de um de seus treinadores assistentes, Tim*, na restrita província de Yen Bai. Tim e sua comunidade fazem parte do Tay, um grupo de pessoas no Vietnã, entre os quais quase não existem cristãos conhecidos.

 

Tim, que veio à capital para encontrar trabalho, prestou serviços em uma academia de futebol que a OM, com outras organizações parceiras, está usando como uma ferramenta para alcançar os jovens com o evangelho. Além do trabalho na academia, os treinadores internacionais se reúnem com 10 a 30 jovens, que variam entre 16 e 35 anos, duas vezes por semana e os encorajam a orar, aprendendo novas habilidades de futebol, jogos competitivos, além de compartilharem momentos informais.

 

Enquanto trabalhava como lavador de carros, Tim conheceu um técnico de futebol brasileiro, que o reconheceu como uma pessoa da vila Tay, o grupo de pessoas que o ministério estava tentando alcançar. Tim aceitou o convite para juntar-se ao treino de futebol e mais tarde ir à igreja.

 

Quando ele aceitou Cristo como seu Salvador, a vida de Tim deu um giro de 180 graus e passou de um viciado em álcool e cigarros, para uma pessoa totalmente comprometida com Jesus. Através da transformação de Tim, sua mulher também se tornou cristã, três meses mais tarde, e os técnicos de futebol o encorajaram a trabalhar como treinador a fim de discipular outros, especificamente para ver sua comunidade transformada por Deus.

 

Quando os senhores da vila de Tim ouviram sobre a escola de futebol brasileira, eles convidaram os técnicos  para prover treinamento de futebol para o pelotão policial deles.  E quando os senhores descobriram que John era canadense, sua emoção cresceu. Orgulhosamente eles mostraram a escola e perguntaram se os treinadores poderiam ajudar a construir uma instalação desportiva para a comunidade.

 

Nas vilas rurais como essa, o uso de drogas e álcool levam ao desaparecimento de muitos jovens. Com pouca coisa para fazer em termos de entretenimento, uma alta porcentagem de jovens toma decisões erradas. “Muitas crianças perdem os dentes na idade de 10 anos”, compartilhou o John. “Em razão da má nutrição, alto consumo de açúcar e de álcool”.

 

Para combater essa tendência, os líderes da vila decidiram que instalações desportivas ajudariam a envolver os jovens da comunidade de uma forma positiva.

OM está agora conversando com os líderes da vila Tay sobre a construção de um campo de futebol e instalações que podem suportar as chuvas torrenciais na área.

“O projeto acabou de chegar até nós. Não fizemos muito, mas realmente foi uma porta aberta que apenas aconteceu por causa dos relacionamentos enviados por Deus”, explicou John.

 

As oportunidades de ministério nessa área remota, entre pessoas sem igreja, são infinitas. “A instalação desportiva será uma porta aberta para executar aulas de inglês, programas médicos e muito mais”, explicou John. “Mas estamos à procura de uma família cristã para ajudar, alguém que possa se mudar para essa aldeia e ajudar no desenvolvimento do ministério”.

 

*Nomes alterados por motivos de segurança.

 

Texto original aqui.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019