NOTÍCIAS

Homem de muitos chapéus

September 3, 2017

Por Andrew Fendrich

Tradução de Alcineia Rocha

Revisado por Jéssica Ferri

Foto de Andrew Fendrich

 

Jacob Makorere cresceu em uma aldeia do distrito do Serengeti, no norte da Tanzânia, longe de qualquer influência cristã real. Ele nunca viu seus pais, católicos romanos por associação, irem à igreja, e a reunião evangélica mais próxima estava a mais de uma hora a pé na cidade mais próxima.

 

Agora, pastor e plantador de igrejas, Jacob é impulsionado por uma paixão – ver igrejas acessíveis em todas as aldeias que cercam sua casa em Buda, uma cidade perto da costa sul do lago Victoria.

 

A jornada de fé de Jacob – que agora está como parceiro da OM na África - começou quando uma mulher visitava sua aldeia, indo de porta em porta com o evangelho. Jacob tinha 10 anos na época e observou sua irmã se decidir por Cristo.

 

Durante dois anos, a irmã de Jacob caminhava mais de uma hora para ir à igreja todos os domingos, e Jacob a acompanhava com frequência. Mas quando um futuro marido apareceu, a irmã de Jacob foi forçada a casar e sair da igreja por seu pai, que exigiu que Jacob ficasse em casa também.

 

Jacob teve outra oportunidade de comparecer à igreja dois anos depois, quando seu pai deixou a casa por negócios e, pela segunda vez, Jacob comprometeu sua vida com Cristo e desenvolveu o desejo de compartilhar o evangelho com os outros. Quando sua família se mudou para Buda, Jacob tornou-se cada vez mais envolvido no ministério da igreja e evangelismo, até que, como um adulto casado, plantou sua primeira igreja no subúrbio de Balili, em Buda, que ele agora se refere como "a base".

 

Mesmo como pastor de uma igreja, Jacob sentiu que precisava seguir o chamado de Deus em um nível maior.

 

"Eu estava sentindo uma paixão muito forte para alcançar as aldeias", diz ele. "Para plantar igrejas onde não há, entre diferentes grupos de pessoas. Quando eu li a Grande Comissão de Jesus Cristo, isso estava dirigindo meu coração".

 

O evangelismo nas aldeias deu a Jacob a chance de ver como era a vida de um menino de igreja por outra perspectiva. Um homem que aceitou Cristo caminhou quase duas horas de sua aldeia de Tamau para comparecer à igreja de Jacob, cada domingo.

 

Tamau tornou-se a primeira igreja rural plantada por Jacob, e o homem, Samel, é agora seu pastor.

 

Em 2009, a amizade de Jacob com um colega e plantador de igrejas, Tukiko Omosso, apresentou uma oportunidade que, eventualmente, levou a sua parceria com a OM. Tukiko tinha ouvido falar do programa de discipulado das missões da OM Zâmbia, e os dois pastores passaram algum tempo na Zâmbia aprendendo mais sobre missões e plantação de igrejas.

 

O treinamento com a OM na Zâmbia abriu os olhos de Jacob para várias maneiras diferentes de ministrar em sua comunidade. Através do ministério das crianças, por exemplo, que o levou a iniciar uma escola maternal em sua igreja, esperançosamente levando a uma escola totalmente desenvolvida e treinamento de liderança.

 

Ele quer uma base da OM em Lake Victoria com salas de aula, para que as pessoas possam participar do treinamento. Segundo Jacob, custa muito para os tanzanianos irem para a Zâmbia, o que torna o desenvolvimento lento. Sempre que conversava com os pastores do Buda, Jacob os encorajava a quererem aprender mais, mas não era suficiente para ir para a Zâmbia. "As pessoas estão dispostas", diz ele. "Mas eles estão falhando por causa do custo".

 

Mas enquanto seu trabalho em Buda se desenvolve, o núcleo de seu ministério permanece próximo de seu coração, e ele se encaixa perfeitamente com a missão da OM de ver o evangelho ir aos menos alcançados.

 

"O mais importante no meu coração é ver as aldeias e os grupos de pessoas alcançados pelo evangelho, transformando suas vidas", diz ele. "Esta faltando muita coisa para as pessoas das aldeias, especialmente porque o mundo em que vivemos é um mundo educado agora. Meu desejo é levantar e treinar líderes que possam estar transformando os outros”.

 

Texto original aqui.


O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019