NOTÍCIAS

4.000 Km com uma motocicleta e um saxofone

August 22, 2017

Por Nicole James

Tradução de Tayza Garcia

 

Para quase todos os participantes do Transform, a viagem para a conferência envolve um ou mais vôos de seus países de origem e um passeio de ônibus a partir do aeroporto de Barcelona. Heikki (Finlândia), um diretor de universidade, tomou uma rota diferente, no entanto. Ele dirigiu os quase 4.000 km da Finlândia para a Espanha em sua motocicleta.

 

 

Antes do Transform

 

Alguns meses antes do Transform 2017, a campanha de evangelismo da OM com foco no Mediterrâneo, Heikki nunca tinha ouvido falar da OM. "Eu me converti há 21 anos. Eu sou o cara que vai à igreja todos os domingos, mas é só isso", ele compartilhou. Uma vez por mês, ele tocava saxofone em sua igreja. O tempo livre que ele tinha no passado foi gasto com sua esposa.

 

Mas vivendo dois anos tumultuados, incluindo câncer de próstata e cirurgia subseqüente, e concluídos com um escândalo em sua universidade divulgado na mídia e um súbito divórcio, deixou-o com longas férias de verão em 2017 e sem planos.

 

"Nunca na minha vida eu estive completamente sozinho, então era meio difícil pensar como eu passaria todo o tempo livre que eu tinha no verão", Heikki compartilhou.

 

Ele decidiu dar seu tempo a Deus. "Eu tinha ouvido falar de jovens que faziam parte de reuniões de curto período em diferentes partes do mundo. Mas eu não sabia como eles chegavam lá".

 

Uma rápida pesquisa no Google levou-o ao Transform. Heikki perguntou ao seu pastor sobre a OM, e "ele estava muito convencido de que a OM era uma boa organização, fazendo um bom e bem conhecido trabalho".

 

Em pouco tempo, Heikki se inscreveu para o evangelismo de La Vera na região de Extremadura da Espanha e foi aceito. Ainda assim, como não fala espanhol, ele se perguntou o que poderia oferecer à equipe: "Como Deus poderia usar-me?"

 

Lembrando os últimos verões quando visitou a Europa de motocicleta, Heikki decidiu pilotar até o Transform, uma maneira de preencher mais de seus dias de férias vazias e, talvez, atrair uma multidão. "Acabei por pensar, racionalmente, tudo bem, quando andei pela Europa, a moto tinha sido interessante e chamou muita atenção".

 

Ele também embalou um saxofone antigo. "Foi assim que eu servi à minha igreja e que talvez também possa ser usado aqui no Transform", explicou.

 

 

Na Espanha

 

Várias vezes durante a semana, no campus universitário perto de Tarragona, onde se realizou a conferência Transform, as músicas do saxofone de Heikki atravessavam o dormitório abertamente. Heikki tocava as músicas fielmente, incluindo a que lhe disseram ser uma música cristã internacionalmente reconhecida "Oh Happy Day", em preparação para o evangelismo em Extremadura. Durante a semana no Transform, Heikki também compartilhou suas histórias pessoais de cura sobrenatural em uma reunião de oração no início da manhã no local, e durante um show noturno realizado em um dos parques da cidade de Tarragona no dia da divulgação.

 

Naquela noite, Heikki rugiu no palco com sua motocicleta, provocando saudações fortes da multidão reunida para o evento cultural. Ele interpretou  uma versão animada de "Ele tem todo o mundo em Suas mãos" no saxofone e, tendo cativado o público, disse-lhes como Deus o curou três vezes de lesões que os médicos consideravam incuráveis.

 

"O tema da conferência tem sido a urgência dos tempos, e eu realmente me sinto conectado com esse tema", disse Heikki em entrevista ao final da semana no Transform. "Nós não sabemos o dia e a hora em que o Senhor Jesus voltará... Mas mesmo que seja dentro de 100 anos, quantas pessoas morrem a cada segundo sem que ninguém lhes diga sobre o Senhor Jesus? Não faço nada? "

 

Heikki parafraseou a parábola em Mateus 25: 14-30, onde Jesus falou sobre um mestre que viajou a negócios, deixando dinheiro para seus servos. Os empregados deveriam investir esse dinheiro na ausência de seu mestre. Dois dos servos agiram sabiamente e ganharam dinheiro com o que o mestre lhes havia dado. O terceiro servo enterrou seu dinheiro, simplesmente esperando que seu mestre voltasse.

 

"Eu me senti muito como esse criado", declarou Heikki. "Eu mantive minha fé, mas eu não levei pessoas suficientes para Cristo, e agora tenho ​​esse desejo de fazer algo com o que Jesus me deu... Eu percebi que agora é a hora de fazer isso".

 

"Eu não sinto que tenho necessariamente habilidades para isso, mas oro para que meu conhecimento de Deus seja fortalecido por Ele. Eu sinto que Deus claramente me conduziu aqui", continuou ele. "Talvez seja com a moto. Talvez com o saxofone. Talvez com outra coisa... Estou disponível para que Deus use-me ".

 

 

No evangelismo

 

Descobriu-se que tanto a motocicleta como o saxofone foram a chave para a participação de Heikki no evangelismo em La Vera, uma região composta por pequenas cidades aninhadas contra os montes.

 

Além do marido de um casal que hospedava os missionários de curta período, Heikki era o único participante do sexo masculino em sua equipe de Transform.

 

As mulheres "fizeram um excelente trabalho com crianças e mulheres, especialmente entre os imigrantes do Marrocos, mas chegar aos homens dessas comunidades era mais difícil", relatou Heikki. "No entanto, quando cheguei lá na minha Harley-Davidson, ganhei a atenção... Homens e meninos começaram a ir até a moto assim que cheguei. A conexão foi feita. Quando peguei o saxofone e comecei a tocar, eles pegaram seus telefones e começaram a gravar vídeos".

 

A equipe de Extremadura visitou a cidade à noite, quando as temperaturas baixaram o suficiente para que as pessoas saíssem nas ruas. Após o pôr do sol, o time terminou de brincar com crianças, e Heikki de tocar o saxofone e passaram para o evangelismo pessoal.

 

Heikki e outros usaram o método "One Wish", desenvolvido pelo missionário da OM, Richard Sharp. A equipe iniciava a conversa com as pessoas, depois perguntava qual seria seu único desejo de Deus.

 

"Coincidentemente, Richard visitou o evangelismo e compartilhamos um quarto por duas noites e também compartilhamos as ruas", disse Heikki. "Na melhor noite, pude orar por 18 pessoas diferentes... mesmo que eu não fale uma palavra de espanhol!"

 

Incentivado, Heikki voltou a sua motocicleta, preparando-se para ir à casa do anfitrião durante a noite. Quando ele se aproximou da moto, viu uma mulher em seus 30 anos escoltando uma mulher idosa. "Buenas noches", Heikki cumprimentou as mulheres, entregando-lhes a última cópia do folheto "One Wish". A mulher aceitou o folheto e continuou caminhando.

 

Poucos minutos depois, ocupado desbloqueando sua moto, Heikki de repente percebeu que alguém estava logo atrás dele. As duas mulheres voltaram.

 

"Eles falaram comigo em espanhol, mas não consegui entender", disse ele. "Tentei dizer em espanhol que não falava espanhol".

 

Ainda assim, as mulheres continuavam falando. Eventualmente, Heikki entendeu que elas queriam "mais" ou "outro".

 

"Elas me mostraram o folheto - eu só tinha mais um, e eu o entreguei à mais nova das senhoras. Obviamente, elas já haviam lido, e foram tocadas pelo conteúdo ", ele descreveu.

 

Heikki procurou na bagagem da motocicleta e encontrou mais um material. "A idosa se aproximou de mim com as duas mãos em minha direção. Suas mãos estavam tremendo, e quando ela recebeu sua cópia do evangelho, as lágrimas começaram a cair de seus olhos. Ela segurou o folheto com as duas mãos, e ambas pareciam muito felizes quando me agradeceram e partiram", disse Heikki.

 

"Então foi a hora de meus olhos se encherem de lágrimas. Eu não fiz nada. Eu simplesmente estava lá. Eu nem sabia falar a língua. A única coisa que eu poderia fazer era estar disponível para que Deus me usasse. E ele me usou. As pessoas vieram a mim para receber o evangelho e elas choraram lágrimas de felicidade quando a receberam. Esse foi definitivamente um dos melhores momentos da minha vida. Esse único evento fez cada quilômetro valer a pena".

 

Texto original aqui.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019