NOTÍCIAS

Crentes árabes compartilham a fé

August 25, 2017

Por Nicole James

Tradução de Tayza Garcia

 

Não era incomum para Koheun*, uma missionária de longo prazo da OM, convidar amigos para almoçar. Mas sua lista de convidados estava longe de ser comum, atravessando limites religiosos que árabes costumavam observar.

 

"Eu acabei tendo cinco muçulmanas vindo, amigas locais, e então também pensei que eu poderia convidar amigas cristãs", explicou Koheun.

 

Embora viva em uma cidade com mais de 80 mil pessoas, "na verdade é uma comunidade muito pequena", ela explicou. Apesar da origem diferente das oito mulheres, dentro de dois minutos de conversa na casa de Koheun, elas descobriram conhecidos mútuos.

 

"Elas se familiarizaram muito rapidamente", lembrou Koheun. Então, suas amigas cristãs árabes, ansiosas para compartilhar a verdade espiritual, transformaram o assunto de conversas casuais para o que elas acreditavam. "Houve algum tipo de oposição, mas foi uma conversa muito interessante", disse Koheun.

 

Após o almoço, as mulheres muçulmanas partiram, mas as amigas cristãs de Koheun ficaram para um breve esclarecimento.

 

"Como vocês sentiram que a conversa foi?" Koheun perguntou.

 

"Nós fomos muito encorajadas. Gostaríamos de compartilhar mais... Queremos saber como envolver nossas vizinhas muçulmanas e amigos cristãos-nominais", responderam.

 

Koheun orou com suas amigas e falou sobre estudarem mais juntas. Elas estavam "muito interessadas ​​em aprender e ter mais treinamento", disse ela. Quando elas saíram, Koheun considerou os recursos que ela teve acesso através da OM, especialmente o treinamento do Discovery Bible Study (DBS) que os missionários da OM tinham feito em uma conferência para parceiros árabes no ano anterior.

 

Um método de estudo bíblico de baixa resistência, o DBS convida os participantes a ler (ou ouvir) um texto da Bíblia, recontar a história em suas próprias palavras e responder a três perguntas diretas: o que você aprendeu sobre Deus? O que você aprendeu sobre as pessoas? O que você precisa fazer para obedecer este texto?

 

O DBS também introduz os não-crentes na oração, fazendo com que eles simplesmente falem sobre os desafios da vida e as bençãos diretamente com Deus.

 

"Como posso implementar este recurso na minha igreja local?" Koheun imaginou.

 

 

O recurso simples se espalha rapidamente

 

Koheun primeiro compartilhou sua idéia com o líder da OM no Oriente Médio. Então, com seu apoio, ela visitou seu pastor. Eles conversaram sobre vários aspectos do ministério, e então o pastor pensou na necessidade de mais treinamento: "Queremos ter mais recursos para treinar nossos crentes locais".

 

"Eu tenho algumas idéias", disse Koheun, listando algumas opções.

 

"O DBS parece interessante", ele respondeu.

 

Com a aprovação do pastor, Koheun estabeleceu uma data e começou a coordenar o treinamento. Contando seus amigos cristãos próximos e algumas pessoas da igreja, Koheun estimou que 15 crentes árabes participariam.

 

À medida que a data se aproximava, a palavra do treinamento se espalhava. Outro missionário da OM conectou Koheun aos amigos árabes fazendo estudos bíblicos em sua cidade. Uma ONG parceira enviou um e-mail anunciando o treinamento para os pastores locais que ela apoiava. "Eu recebi relatórios: 40 pessoas estão chegando, 50 pessoas estão chegando, 60 pessoas estão chegando, 70 pessoas virão!", lembrou Koheun.

 

No entanto, conhecendo a cultura, ela disperçou seu entusiasmo. "Muitas pessoas mostram interesse, mas muitas pessoas não virão. No final, Deus trará as pessoas certas ", disse ela a si mesma.

 

Na manhã do treino DBS, agendado das 9h30 às 15h30, Koheun e alguns outros voluntários chegaram à igreja antes das 9:00. Em pouco tempo, outras pessoas chegaram. "As pessoas continuaram chegando. Nós nem tínhamos aberto a porta da igreja ainda, mas as pessoas estavam esperando lá fora", lembrou ela.

 

No final, 80 pessoas participaram do treinamento que Koheun pensava que chegaria a 10 ou 15 crentes árabes. "Eu fui muito encorajada", disse Koheun. Após o evento, ela ouviu falar de crentes que mudaram o formato dos estudos bíblicos que já estavam liderando do ensino tradicional para a abordagem DBS que era mais didática.

 

Meses após o evento, num domingo à noite na igreja, dois jovens árabes se aproximaram de Koheun. Insegura com o que eles queriam, ela ficou surpresa quando eles agradeceram pelo treinamento do DBS. Eles ainda estavam usando o que tinham aprendido.

 

Texto original aqui.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019