NOTÍCIAS

Bela Sarajevo

August 3, 2017

Por Anne Marit Viljoen

Tradução de Tayza Garcia

 

Aninhada entre montanhas altas, vegetação exuberante e córregos de águas turquesas, está a cidade olímpica de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina (parte da ex-Iugoslávia). A pequena igreja e a base da OM compartilham as instalações em um jardim escondido da rua alinhada a cafeterias que insinuam fortemente uma cultura muito relacional.

 

No entanto, a confiança é frágil após uma longa história de invasões e a guerra civil de 1992 a 1995. Durante a guerra, os bósnios foram espalhados por toda a Europa, muitos na Alemanha. Hoje, grandes melhorias estão ocorrendo no país, mas o desemprego é alto (50 por cento), particularmente entre os jovens. Não há dinheiro para restaurar fábricas que possam fornecer empregos e rendimentos, mas o turismo está crescendo lentamente.

 

Construir relacionamentos é fundamental na Bósnia - quer seja trazendo jovens para acampamentos de snowboard nas montanhas durante as férias de inverno ou se aproximando de adolescentes que escapam da escola para fumar ao lado do escritório da OM ou convidando membros da igreja e vizinhos para noites de espaguete na casa do diretor da OM local, ou simplesmente sentando-se para tomar um café e conversar.

 

Quando Paul Mueller (Alemanha) sentiu o chamado para missões na Europa, sua atenção foi atraída para a Bósnia como uma oportunidade para compartilhar o evangelho através do esporte. Com antecedentes no ensino de esportes para crianças do jardim de infância, ele teve muitas idéias, incluindo seu recente convite para a juventude para jogar “floorball” juntos. Embora o empreendimento ainda esteja nos estágios iniciais, vários jovens já participam regularmente.

 

 

Até mesmo cinzeiros!

 

"Nós somos provavelmente a única equipe da OM que dá cinzeiros!", Riu o líder de campo da OM Bosnia, Stefan Eisenring (Suíça). "Nós costumávamos ficar chateados com os adolescentes fumando exatamente ao lado do nosso escritório até que percebemos a oportunidade que nos é dada de construir relacionamentos com a juventude local. Ao colocar algumas cadeiras e providenciar algo pra beber - e até cinzeiros - nós compartilhamos sua companhia.".

 

"No começo, não gostava do escritório, nem de sua localização", disse sua esposa, Carolin (Suíça). "Mas eu orei e de alguma forma percebi que está em um local estratégico onde já existem muitas oportunidades para o ministério. Aqueles jovens que fumam lá fora são crianças boas. Depois de colocar cadeiras, ficam mais tempo e conversam com a gente. Há um campo de jogos aqui que a equipe pintou. As crianças dos apartamentos vizinhos vêm. A igreja se encontra aqui nos domingos de manhã. Quando as crianças da igreja estão aqui, outras crianças também vêm brincar. Estamos orando por mais ministérios na base da OM. Duas famílias estarão juntando-se a nós em breve, o que, com sorte, deve acrescentar possibilidades ".

 

Sarajevo tem uma cultura predominantemente muçulmana, enquanto outras partes da Bósnia-Herzegovina são católicas ou ortodoxas. A maioria da população é relativamente secular, mas um novo afluxo de pessoas do Oriente Médio pode mudar o equilíbrio. Duas famílias estão se preparando para se juntar à equipe da OM, mas são necessárias mais pessoas para o ministério infantil e para fortalecer as iniciativas esportivas. A OM na Bósnia também tem uma pequena equipe de plantação de igrejas na cidade de Bihac.

 

Por favor, ore para que mais trabalhadores se juntem à OM para levar a mensagem de Cristo ao povo da Bósnia.

 

Texto original aqui.

 

A OM na Bósnia e Herzegovina conta com uma missionária brasileira atuando.


O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019