NOTÍCIAS

Transbordando de vida

May 25, 2017

Por Karin Fendick

Tradução: Tayza Garcia

Foto de Karin Fendick

 

O lugar de Deus

 

Dos jardins, dos edifícios e do riso melódico das crianças, a Missão Mkushi da OM na Zâmbia está repleta de vida e atividade.

 

Tobias e Maryna Vente, líderes da obra, chamaram o lugar de Inchende Yakwa Lesa (Lugar de Deus).

 

"A visão de Deus está se desenrolando aqui", diz Tobias. "Estamos entusiasmados por participar de Sua obra, elevando a comunidade através da agricultura comercial, discipulado e plantação de igrejas. Não podemos apressar nada. Todas as coisas devem ser no tempo de Deus."

 

 

Mary encontra seu chamado

 

Joseph Mutale e sua esposa Mary, um casal missionário da Zâmbia, são a outra metade da equipe Mkushi. Joseph se mudou para Mkushi com a família Vente, levando algum tempo para colocar as coisas no lugar antes de Mary se juntar a eles. Se instalar em um novo local foi um momento desafiador para Mary.

 

"Eu estava achando difícil viver sozinho sem minha esposa e estava muito feliz quando ela se juntou a mim, mas Mary estava muito infeliz. Sentia que não tinha nada a fazer e nada a oferecer. Mary acordava cedo, fazia meu café da manhã e voltava a dormir, até às 7 horas", explica Joseph, compartilhando suas preocupações.

 

Uma noite, depois da refeição noturna, a equipe se reuniu para orar. Eles pediram especificamente ao Senhor para mostrar a Mary qual era Seu propósito e plano para o tempo dela em Mkushi.

 

Cedo na manhã seguinte, Mary saiu da casa elegantemente vestida e ousadamente proclamou, "Eu sou uma professora". Ela imediatamente começou a ensinar lições para seu próprio filho e duas outras crianças de uma aldeia do outro lado do rio Mkushi. Sem suprimentos, Mary separou um lápis em pedaços para compartilhar entre as crianças. Em poucos dias, seis crianças da mesma aldeia se juntaram a eles, de modo que no final dessa semana Mary tinha nove alunos.

 

"No final da segunda semana havia uma multidão de crianças", diz José, "pelo menos cinqüenta reunidos. Escolhemos aqueles que tinham entre cinco e sete anos porque era muito longe para aqueles pequenos caminhar os quase oito quilômetros até a escola mais próxima".

 

Eles pediram aos pais para assinar um acordo dando-lhes autorização para começar a ensinar a Palavra de Deus e outras lições. Quando Mary começou, não havia assento ou material de ensino, mas já foram abençoados com cadeiras, mesas e ferramentas de ensino doadas por amigos na Living Word Church da África do Sul. A princípio eles se encontravam sob uma insaka (uma pequena área coberta, sem paredes), mas agora dispõem de um pequeno edifício, com paredes cobertas com desenhos brilhantes e belas imagens.

 

"Mary está feliz agora", sorri Joseph, "mas sabe que ela não está no nível acadêmico correto. Ela quer voltar para a escola assim que houver uma professora que possa temporariamente ocupar seu lugar."

 

Mary também faz parte de um ministério ativo de mulheres, trabalhando lado a lado com Maryna para trazer esperança e encorajamento para as mulheres de coração partido que estão lutando com maridos infiéis e casamentos conturbados.

 

Quando Joseph lembra daquela noite ao redor do fogo, buscando direção para o futuro de Mary, ele se alegra com a rapidez com que Deus respondeu suas orações.

 

 

Tempo de crescimento

 

Seis hectares já foram limpos em preparação para o plantio deste ano de milho e soja. Legumes estão prosperando, bananas, morangos e outras árvores frutíferas foram plantadas. As galinhas e as cabras estão crescendo felizes e podem logo ter a companhia de outros animais.

 

A base foi expandida com um galpão, chuveiros e áreas de alimentação para os times de evangelismo que os visitam.

 

Antes que os trabalhadores se ocupem com suas tarefas diárias de construção, instalação de sistemas de irrigação ou cuidem dos campos, eles se reúnem para as devocionais matutinas. Toda tarde de sexta-feira é um estudo bíblico e nas manhãs de domingo, Joseph e Mary têm um encontro com os irmãos. A família Vente se junta a eles a cada duas semanas para participar e monitorar o progresso.

 

"Deus é a razão de todo o trabalho aqui e continua a ser o centro de todas as coisas como vidas sendo impactadas, aldeias transformadas e Seu Reino sendo expandido", diz Tobias.

 

O nome Inchede Yakwa Lesa é realmente apropriado. A Ele seja toda a glória.

 

Texto original aqui.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019