NOTÍCIAS

Agricultura com Deus está mudando vidas na Zâmbia

April 6, 2017

Por Karin Fendick

Tradução: Tayza Garcia

 

Alcançando vidas com a verdade de Deus e treinamento prático

 

O missionário da OM Rick Fendick acredita que a raiz de todo o conhecimento está entre as capas da Bíblia, e é aqui que ele começa cada sessão de treinamento do ministério Fundamentos para Agricultura. A visão do ministério é:

 

"Trazer a transformação a indivíduos e comunidades através do uso fiel e produtivo da terra, usando um método muito simples de agricultura de conservação com um ensino de gerenciamento de implementação que, quando acompanhado, ajuda as pessoas a aplicar o evangelho em suas vidas".

 

Uma reunião de aldeia

 

Agricultores e jardineiros se reuniram na aldeia de Katuba para ouvir Rick falar sobre como Deus já forneceu tudo o que eles precisam, tanto para o cultivo quanto para viver com sucesso. Eles escutaram atentamente, acenando com a cabeça concordando com o chamado de Deus para que eles administrem os recursos que Ele deu. Estavam ansiosos para aprender os quatro princípios que baseiam os Fundamentos para a Agricultura: "No tempo", "No padrão", "Sem desperdício" e "Com alegria".

 

Os participantes concordaram que a agricultura é uma luta, com pouco dinheiro para fertilizantes, produtos químicos (pesticidas e herbicidas) e sementes. Estavam empolgados em aprender a conservar a água; reaproveitar as cinzas provenientes do preparo das suas refeições diárias ao invés de comprar cal para neutralizar a acidez do solo; fazer composto para substituir o adubo caro e cultivar variedades de plantas para que possam colher sementes para os próximos anos. Receitas foram distribuídas para a produção caseira de inseticida em spray, feitos com ingredientes simples como detergente de cozinha, alho, pimenta e bicarbonato de sódio. Um aldeão ofereceu uma oração de gratidão ao Senhor:

 

"Pai Celestial, eu Te agradeço por esses ensinamentos. Eu te agradeço por nos enviar alguém que pode nos dar alternativas para as coisas caras que não temos dinheiro para comprar. Obrigado por nos mostrar que podemos usar o que temos e ser bem-sucedidos. Continua ensinando-nos a cultivar para Ti, em nome de Jesus, amém."

 

Houve também momentos de treinamento prático, “mãos na massa”. Os aldeões aprenderam a usar suas enxadas como dispositivos de medição para criar valas retas; espaçamento adequado para os furos de plantação e muito mais. A equipe pôde ver o quanto eles tinham aprendido ao testemunhar o grupo se ajudando, corrigindo e ensinando uns aos outros suas novas habilidades.

 

Isto encorajou a equipe. Equipando-os, eles serão capazes de equipar os outros, capacitando-os para efetivamente alimentar suas famílias e também ajudar aqueles ao seu redor que são menos afortunados. Trata-se de mordomia em ação, o coração do ministério Fundamentos para a Agricultura.

 

Uma vida transformada

 

Deus também está ocupado na base OM Zambia em Kabwe. Moses Chongo é assistente de Rick, responsável pelos jardins modelo. Ele compartilhou como o conhecer a Cristo o impactou:

 

"Em minha vida era difícil não fazer coisas ruins. Eu estava sempre com muitas meninas, muitas meninas", lembrou. "Eu não queria ir à igreja. Eu comecei a pensar que Jesus era realmente real em 2012, mas a vida ainda era difícil, eu estava bebendo muita cerveja. "

 

Quando ele começou a trabalhar com o Fundamentos para a Agricultura este ano, ele se comprometeu em seguir a Cristo. Ele começou a frequentar a igreja regularmente, encontrando um lugar para servir. "Até meu pai parou de beber e começou a ir à igreja", ele compartilhou. Não só seu método de agricultura está mudando, mas toda a família está sendo transformada.

 

Moses começou o treinamento de Missões e Discipulado em janeiro de 2017 e quer continuar aprendendo mais sobre as coisas de Deus e Sua maneira de cultivar para que ele possa ensinar os outros no futuro, levando as boas novas para lugares próximos e distantes. Quando perguntado sobre os seus sonhos para a agricultura, Moses disse: "Na Zâmbia, a agricultura é muito, muito importante, e quando começo a ensinar as pessoas, posso ajudar. Veremos mais colheitas crescerem bem e damos glória a Deus ".

 

Por favor, orem conosco para que as colheitas deste ano floresçam e mais fazendeiros locais sejam tocados pelo que o Senhor pode fazer.

 

Texto original.

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

 

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019