NOTÍCIAS

Preparadas para toda boa obra

March 29, 2017

 

Por Andrew Fendrich

Tradução: Tayza Garcia

 

Em novembro de 2016, a OM Gana recebeu três especialistas da OM Zâmbia para auxiliar o treinamento de negócios e a formação de ministérios de crianças de rua.

 

Eva, originalmente da Suíça, mas servindo com a OM na África nos últimos anos, chegou para ensinar às mulheres locais o básico de negócios e estratégias de marketing, como parte de um esforço da OM Gana para chegar à comunidade com discipulado e treinamento de habilidades práticas.

 

As mulheres que participaram do seminário gratuito de negócios já haviam tentado iniciar negócios antes na cidade de Kumasi, onde está localizada a base de operações da OM Gana, mas tiveram resultados decepcionantes. Embora a OM tivesse procurado ajudá-las, fornecendo investimentos iniciais para os seus empreendimentos empresariais, os planos das mulheres não resultaram em negócios bem sucedidos, o que levou a responsável por pessoas da Om Gana, Owusu-Amoateng, a reavaliar as suas necessidades.

 

"Você precisa ensinar as pessoas a pescar", disse. "Você não pode ‘ficar dando comida na boca’ das pessoas."

 

E assim a OM Gana entrou em uma nova fase de treinamento, que também incluiu o discipulado bíblico, a fim de esclarecer às mulheres táticas de negócios além de gerenciar uma empresa de sucesso com fundos limitados.

 

Os tópicos de Eva incluíam gerenciamento de riscos, marketing, confiança em Deus e tomada de decisões financeiras. As mulheres também tiveram a oportunidade de praticar o que tinham aprendido: Elas receberam 20 cedis ganenses (US$ 5, aproximadamente), e partiram com sugestões de negócios.

 

Apesar de questionarem o quão pouco receberam para começar, Portia comenta que todas as mulheres retornaram com lucro depois de duas semanas, prova de que o treinamento lhes ajudou a dar um grande passo para a responsabilidade financeira.

 

"Estávamos esperando resultados positivos", diz Portia. “As senhoras disseram que foram iluminadas.”

 

 

Levando para as ruas

 

A OM Gana recebeu treinamento adicional de Rebecca e Maria, duas OMers também servindo na Zâmbia. Em vez de pessoas da comunidade, no entanto, os trabalhadores da OM Gana foram o alvo do programa de duas semanas, que destacou as estratégias para ministrar às crianças que vivem nas ruas.

 

Gibson Thomas, na OM Gana há 2 anos, mas originalmente da Papua Nova Guiné, diz que o treinamento foi destinado a atender não só as necessidades das crianças de rua, mas também fornecer métodos para alcançá-las efetivamente.

 

"Alguns de nós não sabem o que fazer", diz ele. "Nós só pensamos que iremos resgatá-las, e que nós fizemos o trabalho, mas na verdade nós só começamos o trabalho."

 

Gibson diz que o maior aprendizado do treinamento foi a percepção de que cada criança que vive na rua é um indivíduo com experiências e problemas únicos e, como tal, ajudar crianças envolve um investimento focado em cada uma.

 

“É fácil perguntar-se por que as igrejas não estão fazendo mais para ajudar”, ele diz. O treinamento o ajudou a perceber os complexos estágios de ajudar crianças nas ruas. “Você não as tira das ruas e as devolve às suas famílias e apenas espera que tudo seja magicamente melhor”, diz ele.

 

"No dia seguinte você vai voltar e descobrir que a criança fugiu e está vivendo na rua novamente, porque é o que ela está acostumada."

 

Pelo contrário, construir a confiança e mostrar preocupação genuína é o elemento crucial.

 

O líder de campo do OM Gana, Chris Insaidoo, diz que o programa de treinamento não só ajudará a OM Gana em seus esforços para trazer crianças - principalmente meninas - para fora das ruas de Kumasi, mas também a ajudará a mobilizar igrejas para fornecer-lhes treinamento para outros ministérios.

 

Além disso, Gibson diz que o treinamento ajudará a OM Gana a expandir sua influência com crianças de rua.

 

"Não vai ser um trabalho fácil", diz ele. "Mas começar em algum lugar seria ótimo."

 

Texto original

 

O papel da OM na Igreja é mobilizar as pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.

Compartilhar
Compartilhar
Curtir
Please reload

Notícias em destaque

Lutando contra a pobreza do conhecimento bíblico

May 31, 2019

1/7
Please reload

Notícias recentes

October 30, 2019