• OM International

Perdendo mais do que a educação


#Zâmbia Para as crianças da Mercy House, é mais do que a educação delas que está sendo impactada quando a Zâmbia fecha as escolas na tentativa de retardar e impedir a propagação do coronavírus. “Para algumas crianças, somos a única refeição decente em um dia e, para outras, somos os únicos que passam tempo com elas demonstrando atenção e amor”, explicou Anne, a líder do ministério.


Mercy House é uma creche em Makululu - a maior e uma das favelas mais pobres da África subsaariana. Iniciada em 2012, a Mercy House oferece um ambiente seguro e amoroso para as crianças aprenderem e crescerem. Os 81 alunos recebem aulas de educação básica, aprendem histórias e jogos da Bíblia, além de receber uma refeição quente e um lanche.


Como é comum as pessoas em Makululu comerem apenas uma refeição por dia, o programa de alimentação da Mercy House ajuda a complementar a dieta das crianças em crescimento. Embora que sempre ocorra uma pausa de quatro semanas nessa época do ano, todas as escolas fecharam duas semanas mais cedo, com a data em que podem recomeçar ainda a ser determinada.


“Tínhamos dinheiro sobrando [no orçamento] porque fechamos cedo, por isso compramos barras de sabão e farinha mielie extra (o alimento básico local). Então as crianças foram para casa com algumas coisas - disse Anne. "Ensinamos a elas como lavar as mãos e dissemos como é importante."


“As semanas serão longas, mas eu sei que as crianças são fortes. ...Oramos que Deus as dê provisão, e elas também oraram por isso e estão orando contra o coronavírus”, disse Anne. “Elas se tornaram fortes em oração, e nós as ensinamos a pedir a Deus todas as suas necessidades e preocupações. A oração vem naturalmente para elas. ”


"Por favor, esteja com elas, Senhor, protegendo-as", acrescentou Anne, "Nós as amamos muito."


Além de operar como uma creche, a Mercy House também possui um abrigo seguro para meninas que foram traficadas, abusadas ou negligenciadas. Uma segunda casa estava programada para ser aberta nas próximas semanas, mas por causa dos fechamentos em todo o país, foi adiada. As nove crianças da casa de proteção original mudaram-se temporariamente para a segunda casa, pois ela é maior. "Para nós, é incrível termos uma casa na cidade que possamos dar às crianças um pouco mais de segurança", disse Anne. "É mais fácil isolá-las [na cidade]."


Quando Anne atravessou Makululu depois que os fechamentos foram emitidos, ela pôde ver pouca diferença. "As pessoas ainda estão se movendo de casa em casa", disse ela. “Em qualquer outro lugar do mundo as ruas estão mortas - ninguém por perto. Mas não Makululu. Eles são pessoas sociáveis e nenhum vírus irá impedi-los.”


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para este e outros campos em necessidade imediata.


Tradução por Tayza Garcia

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org