• OM International

Paz durante uma pandemia


#Israel Em resposta ao coronavírus, o Ministério da Saúde de Israel aprovou regulamentos que exigem que as pessoas deixem suas casas apenas por alguns motivos; os dois principais são comprar alimentos e remédios vitais ou procurar atendimento médico. Para entrar nos supermercados, os consumidores tem a temperatura checada na porta por um guarda de segurança e recebem luvas e uma máscara para entrar. Os caixas usam máscaras especiais e, após cada cliente, pulverizam o balcão e o limpam com anti-séptico.


Todas as atividades religiosas são limitadas a reuniões de 10 pessoas ou menos. Além disso, não mais do que duas pessoas podem viajar em um carro. Os mercados e empresas ao ar livre foram fechados e há vídeos mostrando pessoas que não seguiram as quarentenas obrigatórias sendo presas. As regras para reprimir o vírus efetivamente pararam as escolas, o trabalho, as reuniões religiosas e o culto, casamentos, funerais e qualquer outra atividade que inclua mais de 10 pessoas.


Com as ruas tranquilas e o movimento limitado, o trabalho ministerial em Israel se tornou mais difícil. Mas Henry* e Edith*, juntamente com seus dois filhos pequenos, encontraram maneiras alternativas de compartilhar o amor de Deus. O casal descobriu que eles podem alcançar seus vizinhos enquanto todos estão presos em casa. Ao retirar o lixo ou fazer uma curta caminhada pelo complexo do prédio, eles podem dizer aos vizinhos que estão orando por eles e sua saúde e compartilhar como Deus está no controle da situação. Eles também mandam uma mensagem de texto para seus vizinhos para saber como estão e perguntar o que precisam durante esse período incerto.


Dentro da equipe, Henry e Edith enviam vídeos do YouTube de canções de adoração a outros membros e trocam versículos da Bíblia. Edith apóia as mulheres do grupo enviando mensagens de texto para encorajamento e organizando reuniões de oração on-line. Ela faz o acompanhamento quase diariamente, certificando-se de que ninguém seja esquecido. Henry envia guias devocionais à equipe e pede que eles enviem pedidos de oração individuais para que ele possa orar por quem precisar. Sua pequena congregação local usa videoconferência para comunhão.


Paz dentro de casa


As habilidades de Henry e Edith para compartilhar o amor de Deus, apesar do coronavírus, resultaram em Deus dando-lhes paz à casa da família. Edith disse que ficaram assustados a princípio pelo desafio de todos os quatro estarem em seu pequeno apartamento o dia todo! Eles também descobriram que ler as notícias muitas vezes os afastava emocionalmente e os trabalhos escolares os esgotavam, pois Henry e Edith precisam traduzir grande parte do trabalho.


Apesar dos desafios de um lar lotado, da ansiedade nos tempos incertos e da tradução dos trabalhos escolares de seus filhos, a família viu Deus trabalhando. Edith e Henry decidiram começar todos os dias com oração e descobriram que eles têm mais tempo durante o dia para orar. Eles limitam a quantidade de notícias que recebem e, embora ainda sintam querer saber o porquê do vírus estar acontecendo, sua confiança em Deus aumentou. Eles também descobriram que o desafio de traduzir o trabalho escolar melhorou as habilidades linguísticas de toda a família.


Além disso, o relacionamento das crianças melhorou. Edith descobriu que tocar louvores na casa ajudou todos a manter a calma, e foi uma bênção ouvir louvores ao Senhor constantemente. A família termina todos os dias lendo a Palavra de Deus e orando juntos. Edith diz: “Estamos aproveitando nosso tempo juntos, aproveitando a desaceleração da vida. Estamos gostando de passar mais tempo com Deus. ”


O caos em Israel pode ser avassalador, pois as pessoas estão ansiosas com a disseminação do vírus, a perda de renda e a incerteza de quando ele passará. Com todo esse caos, é fácil sentir que não há ninguém no controle da situação. Mas os vizinhos de Henry e Edith, a equipe e a família da igreja podem ver que não estão ansiosos, porque confiam - como demonstrado por suas palavras e ações - que Deus é maior que o coronavírus.


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para este e outros campos em necessidade imediata.


*Nome alterado por motivos de segurança.


Tradução por Tayza Garcia

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org