• OM International

“Não se trata da bicicleta” (parte dois)


#Alemanha Os participantes inspiraram pessoas a doarem € 100.000 (aproximadamente US$ 113.000) ao pedalarem 1.000 km (521.3 milhas) através da Alemanha – um resultado tangível da “Coronaride” que ocorreu entre 12 e 14 de junho de 2020, que vai sem dúvida abençoar projetos e pessoas que receberem as doações. Mas para Chris (África do Sul), líder de ministério de esportes, os efeitos que não podem ser vistos e são conquistados por 72 horas de orações contínuas importam muito mais.


“O propósito era começar um movimento de oração, criar um movimento para outros seguirem,” Chris explicou. “Minha parte nessa Coronaride às vezes parece pequena, mas eu acredito que, juntos, realmente conseguimos colocar algo em movimento. Nós começamos orações em cima e fora das bicicletas, e vimos muitas pessoas participarem.”


Problema técnico


Conforme a Coronaride se aproximava, Chris preparou um plano de treino de 12 semanas, e pediu a um amigo da África do Sul para ajudá-lo, treinando-o. “Ele foi de grande ajuda”, Chris relembrou.


Apesar de toda a sua preparação e programa de treinamento, sua bicicleta preparada para a estrada já começou dando problemas. “Eu sai por muitos dias com vários companheiros de treinamento, e as marchas continuavam escapando. Além desse problema, continuamos repondo partes diferentes, e eu acabava voltando para a minha bicicleta durante os intervalos de treino,” Chris lembra. “Eu me certifiquei de continuar comendo a comida certa, focado em boa nutrição, e fiz muitos exercícios para aumentar minha resistência.


Duas semanas antes da corrida, alguns amigos, que também estavam participando, quiseram fazer um treino de 300km. “No entanto, no sábado, saímos um pouco mais tarde do que o planejado, e com apenas 20km de percurso, a nova corrente da minha bicicleta travou, e eu não podia mais me mover. Subitamente, a oportunidade de um longo dia de treino estava perdida. Os outros ciclistas seguiam adiante, mas eu voltei para casa com a ajuda de um outro amigo e então subi novamente na minha bicicleta,” Chris disse.


Ele conseguiu completar 150km na sua bicicleta e voltou pra casa, “ainda mais comprometido a ser parte da Coronaride,” ele disse.


No final, Chris preferiu usar sua bicicleta, no lugar da bicicleta de estrada, no desafio. O primeiro dia começou bem. “As bicicletas de estrada obviamente tinha mais vantagem, já que são mais rápidas em terreno plano; no entanto, eu compensei, ficando no grupo,” ele descreveu. “conforme o dia chegava ao fim, minhas pernas começaram a doer, em especial meu joelho. Eu mantive o ritmo atrás das bicicletas de estrada, o que era trabalho duro e muito exaustivo, mas o encorajamento do time e seu suporte me motivaram a continuar.”


Eventualmente, Chris começou a ficar para trás e soube que poderia não completar o dia. “No marco de 300km, parei com uma dor aguda no joelho. Era excruciante e fui forçado a parar,” ele compartilhou. Chris telefonou para sua esposa e, “depois de algumas palavras de encorajamento, voltei para minha bicicleta mesmo com dor e consegui completar os 7km extras até nosso veículo de suporte, que ficava à espera. Eu senti que tinha falhado e estava muito desapontado comigo.


Os outros ciclistas completaram o percurso do dia, enquanto Chris descansava as pernas e usava o restante do dia para orar, como tinha planejado fazer antes, na bicicleta. Mais tarde, checando seu monitor de atividade, Chris descobriu que tinha pedalado 307km em 12 horas e 49 minutos, numa bicicleta – um recorde pessoal, e talvez mundial*. “Talvez eu tenha falhado em completar os 1.000km, mas acredito que fiz a minha parte,” ele disse.


Guerreiro da oração


Apesar de Chris ter pedalado somente o primeiro dia, ele viajou com a equipe no veículo de suporte por todo o final de semana, encorajando outros ciclistas e participando ativamente em um grupo de oração internacional no WhatsApp, com aproximadamente 120 pessoas.


“Não era a respeito da bicicleta, e sim a respeito das orações que mobilizamos,” ele enfatizou. O feedback a respeito disso foi encorajador. Somado a indivíduos voluntariando-se para ocupar 144 vagas para cobrir a Coronaride em diferentes fusos horários, “pessoas eram acordadas no meio da noite para orar, e pessoas que não estavam no grupo oraram por nós, porque sentiram que algo estava acontecendo,” Chris explicou. “Isso é... algo a celebrar.”


Um amigo orava por uma hora e meia todos os dias na Zambia; um grupo de sete pessoas na Ásia Central também orou durante o evento. Até o diretor internacional da OM, Lawrence Tong, ligou para o Chris para dizer que esteve orando por um país ao norte da África com poucos seguidores de Jesus conhecidos. “Eu acredito que ainda há muito mais coisas que vamos ver por causa daquela oração,” Chris disse. “Eu adoraria saber de alguns dos milagres que aconteceram, grandes ou pequenos, na outra ponta da oração.”


Pessoalmente, Chris experimentou a condução de Deus durante a Coronaride. “Eu realmente acredito que houve momentos onde eu estava operando além das minhas próprias forças,” ele admitiu. No primeiro dia, quando Chris lutava, pedalando pelo vento, ele ouviu a Deus assegurando: “confie em mim.” Durante o que ele descreveu como uma tempestade espiritual no segundo dia, Chris apoiou-se em amigos, que telefonaram e oraram. Um desses amigos lhe deu um verso das escrituras: “Foi como se Deus falasse diretamente comigo,” Chris compartilhou.


Quando terminava o final de semana, os outros ciclistas completaram o desafio dos 1.000km, e Chris convidou aqueles que participaram em oração a se juntarem a outro grupo, para seguirem nesse embalo espiritual. “Juntos somos mais fortes; juntos, podemos fazer muito mais. Juntos, temos sucesso! Certamente é algo a celebrar,” ele disse.


*A distância mais longa já percorrida e registrada em uma mountain bike foi 577.78km completados em 24h, de acordo com o livro Guinness World Records. Em 12 horas, Chris pedalou 307km, mais da metade de distância do recorde.


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para campos em necessidade imediata.

Tradução por Renato Alt

Revisado por Liliane Nascimento

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org