• OM International

Férias permanentes


#Namíbia Quando perguntaram o que faziam na vida, Japie e Ronel, da Namíbia, responderam que estavam de férias com Jesus - permanentemente.


“As pessoas ficam chocadas quando digo que estou sempre de férias, porque estou sempre ocupado com o ministério. Mas isso não me cansa. Realmente me energiza,” disse Japie.


Depois de anos envolvido com diferentes formas de compartilhar o amor de Cristo - desde a liderança de campanhas evangelísticas até o pastoreio de uma igreja para organizar treinamentos - Japie e Ronel tiraram um ano sabático para perguntar a Deus qual o próximo passo para eles. “Repetidas vezes ele confirmou que devemos abrir nossos corações para que as pessoas possam vir e viver conosco e, por meio disso, elas possam crescer na sua fé,” relembrou Ronel.


Assim, a jornada de Lucas 24 nasceu: uma viagem de um mês na Namíbia focada em ouvir a voz de Deus, viver pela fé e deixar Jesus trabalhar na vida de cada participante e por meio deles. O nome e os princípios da jornada vêm de Lucas 24:13-49, quando dois discípulos viajam pela estrada a Emaús e encontram Jesus no meio do caminho.


“Não é: ‘Estou em uma viagem missionária, vou fazer algo para Deus e agora minha vida continua,’ mas deve ser um estilo de vida”, explicou Ronel. “Quando você volta para casa ou para onde quer que você for, pode continuar a jornada por si mesmo... Oramos para que as pessoas possam ser fortalecidas em sua fé e em sua vida a fim de viverem e caminharem com Jesus.”


A Jornada de Lucas 24 não tem ensinos definidos, nenhum programa planejado, nem mesmo um destino conhecido além das primeiras noites. “Não há receita,” enfatizou Japie. Em vez disso, o grupo ora e ouve a voz de Deus, esperando que ele os lidere para onde ele quer que vão e ao que Ele quer que façam.


Essa abordagem única significa que cada Jornada de Lucas 24 é completamente diferente. Alguns grupos ficam em uma área específica, enquanto outros viajam por todo o país. Algumas vezes, o foco é ouvir aos ensinamentos e estudar a Palavra de Deus juntos, enquanto em outros meses, o grupo passa bastante tempo compartilhando das boas novas em comunidades. Apesar de Japie e Ronel pensarem, no início, que o aspecto desconhecido da Jornada de Lucas 24 iria impedir as pessoas de participarem, eles disseram que, em vez disso, esse tem sido o motivo para as pessoas se inscreverem enquanto procuram direção para suas vidas.


‘Eu quero o que ela tem’


Tanto Japie quanto Ronel cresceram em lares cristãos e conheceram a Deus bem cedo.


Para Japie, um incidente em um treinamento de evangelismo o estimulou em sua fé. Uma jovem estava falando, apaixonadamente, na conferência e “havia algo no meu coração que dizia: ‘eu quero o que ela tem’”, relembrou Japie. “Foi aí que eu, realmente, entrei em um relacionamento com Jesus em que eu caminhava com ele e falava com ele e experimentava do seu amor todos os dias. Minha vida inteira mudou num instante.” Na realidade, sua vida mudou tão drasticamente que a namorada de Japie, naquela época, ligou para a sua mãe, aconselhando-a a marcar um psicólogo para o seu filho porque ele estava muito diferente.


No ensino fundamental, Ronel se lembra de estar na sala de crianças da sua igreja e ter experimentado da presença do Espírito Santo, pela primeira vez, quando a professora pediu que as crianças fechassem seus olhos e esperassem no Senhor. Ronel se viu segurando uma chave e sendo guiada a destrancar uma nuvem, que se abriu para revelar uma foto de Jesus com o braço ao redor dos seus ombros, falando com ela. A foto e a sensação da presença do Espírito Santo trouxeram lágrimas de alegria aos olhos de Ronel, e é algo que ela jamais irá esquecer.


Uma grande família


Mantendo contato com outras pessoas pelo WhatsApp, Japie e Ronel enviam mensagens encorajadoras, versículos bíblicos e compartilham dos altos e baixos da vida. Quando o casal visitou a Europa, depois de liderarem três Jornadas de Lucas 24, antigos participantes, bem como outros europeus com os quais o casal tinha caminhado ao longo dos anos, os convidaram para comerem juntos e conhecerem suas famílias. “É um privilégio tão grande as pessoas nos chamarem de seus pais namíbios e parte de suas vidas!”, disse Japie.


Não importa se eles estão liderando uma Jornada de Lucas 24 ou não, o casal permanece em suas férias com Jesus, indo aonde ele direciona. Frequentemente, se não estão gastando tempo com seus filhos e netos, Japie e Ronel estão viajando pela Namíbia, aproximando-se das pessoas da maneira que for necessária - seja fazendo perguntas profundas, provendo espaço para descansarem ou dando encorajamento.


“As pessoas perguntam: ‘Você não está cansado?’ e eu digo: ‘Não, estou animado’”, disse Japie.

“Estou animado com o que Deus está fazendo nas vidas das pessoas. A única coisa que é difícil para mim é não colocar a mão, para mostrar e me calar, sabe?”


Em meados de março, a Namíbia anunciou o fechamento de escolas e as restrições aos voos, entrando ou saindo do país. Durante as semanas seguintes, áreas específicas do país foram isoladas, e todas as fronteiras terrestres foram fechadas. Felizmente, a Jornada de Lucas 24 que estava acontecendo no momento consistia apenas de namíbios. Assim, eles continuaram, terminando a jornada no prazo original e voltando para casa antes de a quarentena nacional começar. Apesar de a equipe não poder interagir com várias pessoas nesse período, eles passaram o tempo orando, adorando e juntando recursos para comprar comida para aqueles que estão com necessidades. Em 11 de junho, a Namíbia tinha 14 caso de infectados com o COVID-19 e está gradualmente reabrindo.


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para campos em necessidade imediata.


Tradução por John H.

Revisado por Eunice L. Amaro

Texto original aqui.

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org