• OM International

Discipulado o tempo todo


#Internacional Um profissional de mercado latino usa todas as oportunidades para fazer discípulos abertamente e compartilhando livremente.


O ministério sempre fez parte da vida de José*. Quando criança, na América Latina, José viu seus pais modelarem uma vida cristã ativa e absorveu a verdade bíblica que compartilhavam com ele. "Cresci também envolvido ou sendo levado para reuniões e conferências e campos relacionados ao ministério também. Então isso construiu em mim uma compreensão de Deus e Jesus desde jovem", explicou.


O Oriente Médio, no entanto, não foi a primeira escolha de José, geograficamente falando. Ele e sua esposa sabiam, desde que eram adolescentes, que queriam servir ao Senhor no exterior, mas José também tinha uma forte afinidade por seu trabalho em TI e não queria deixar sua carreira profissional para trás, para o ministério em tempo integral.


"Quando começamos a orar e olhar para as oportunidades, o Senhor começou a desenvolver em nós um interesse e amor pela cultura e pelas pessoas daqui", explicou José. Sua família fez uma viagem exploratória ao Oriente Médio, o que confirmou a região como uma possibilidade.

Além disso, havia o trabalho dele. "Entendemos que vindo para o Oriente Médio, teria que ser usando na minha profissão e conseguindo um emprego aqui, o que parecia muito natural e seguro que o Senhor vinha trabalhando em nossas vidas", disse ele.


José, um engenheiro de software, encontrou uma posição gerenciando uma equipe multicultural para uma empresa no Oriente Médio. Seu interesse por engenharia e mecânica geral fundiu-se com seu desejo de combinar toda a sua vida com seu ministério. "Meu trabalho e minha fé, sempre os vi como muito integrados", disse ele.


Um profissional de mercado latino usa todas as oportunidades para fazer discípulos vivendo abertamente e compartilhando livremente. No Oriente Médio, tem sido mais fácil para ele compartilhar sua fé do que em seu país natal na América Latina. "Aqui, as pessoas estão muito interessadas em conhecer minha fé, e elas, diretamente, me fazem perguntas. Sendo franco e honesto na maneira como vivo e trabalho, tenho oportunidade de mostrar minha fé no trabalho em movimento", disse ele. "Tive a chance de compartilhar abertamente da Bíblia, orar com meus colegas... e pessoas de diferentes religiões vieram para o Senhor.


A introdução de princípios bíblicos à sua equipe transformou a forma como seus colegas se relacionavam entre si. Ele usou soluções simples e tranquilas para lidar com a raiva e como falar a verdade em amor. "Na verdade, isso mudou toda a forma de trabalhar para as equipes, e produziu resultados muito bons para a empresa", compartilhou José.


Para se manterem focados em sua missão, José e sua esposa se encontram, regularmente, com outros expatriados semelhantes a eles — aqueles que querem ver pessoas na região alcançadas com o evangelho de Jesus. Eles também procuram vislumbres do que Deus está fazendo na vida das pessoas com quem estão compartilhando.


"Tivemos a alegria de ver algumas pessoas chegando ao Senhor e sendo transformadas e caminhando constantemente com o Senhor, e isso fez tudo valer a pena", enfatizou. "Eu amo fazer o que o Senhor nos permitiu fazer."


Tempo de transição


À medida que o novo coronavírus chegou ao Oriente Médio, os bloqueios e outras medidas preventivas extremas tornou mais difícil o período de mudanças pelo qual José e sua esposa já estavam passando. Quando a empresa decidiu dispensá-lo, no final de 2019, José separou um período para buscar um novo emprego e focar ainda mais no discipulado e, eventualmente, decidir se deixaria o Oriente Médio e voltaria para a América Latina.


A empresa lhe permitiu tempo para encerrar suas responsabilidades. Deus usou esse período para dar a José novas oportunidades de compartilhar sua fé e descobrir como Deus já estava trabalhando no coração de muitos. "Um dos meus colegas diretos, recentemente, estava me observando e escreveu: 'José, sua presença está todos os dias comigo, você é a primeira pessoa que eu vi vivendo os princípios espirituais em que você acredita'", compartilhou.


"Foi tão bom ver o resultado de viver abertamente para os outros verem... era muito mais do que eu poderia imaginar!", disse José.


Com mais tempo disponível, José e sua esposa usaram o início de 2020 para entrar "em pleno andamento", organizando estudos e treinamentos bíblicos em inglês e em espanhol, para equipar e mobilizar os crentes que já vivem na cidade, para alcançarem os árabes locais.


"Como o confinamento começou e as reuniões virtuais se tornaram a norma, as coisas ficaram ainda mais fáceis de organizar e as pessoas se encontrarem", disse José. Ele começou a sediar reuniões on-line diárias de diferentes tipos: estudos bíblicos, chamadas de discipulado um a um e treinamento de mobilização.


"Estamos, realmente, encorajados a ver vários dos latinos agora sendo preparados para compartilhar, liderar grupos de estudo, ativamente engajados no evangelismo e discipulado, mobilizados para alcançar os não alcançados. Sentimos que, se precisarmos sair da cidade, o ministério deve poder continuar crescendo", explicou.


Com novas necessidades imediatas surgindo em sua cidade, José e sua esposa também começaram a oferecer ajuda prática às pessoas, tanto turistas quanto aqueles que lutam para comprar comida depois de perderem suas fontes de renda. José está fisicamente, mas não socialmente afastado. Ele começou a sediar reuniões, passa seu tempo "conectando-se com as pessoas, encorajando-as e orando por elas, não apenas neste país, mas em todo o mundo".


*nome alterado por motivo de segurança


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para campos em necessidade imediata.


Tradução por Orlando Silva

Revisado por Eunice L. Amaro

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org