- OM Ships
De dentro para fora

#Jamaica Inside Out (de dentro para fora) é um treinamento voluntário de três semanas criado a bordo do navio Logos Hope, para tripulantes que tenham o compromisso de aprimorar aspectos mais íntimos de sua vida espiritual.
O treinamento é descrito como um “programa voluntário de discipulado” por seu criador, Bob Nichols (EUA), o oficial responsável pelo treinamento de engenharia do navio. Bob planejou o curso depois de refletir sobre Mateus, capítulo 28, na Bíblia, e ponderar a respeito da maneira pela qual Jesus foi mentor dos doze apóstolos.
“Nosso objetivo é imitar Jesus no modo pelo qual ele discipulou os doze: vivendo em comunidade, comendo e trabalhando com eles,” explica Bob. “Nós ficamos entre 06 da manhã e 07 da noite com os participantes. Dessa forma, podemos, com efeito, entender suas necessidades, desejos e algumas das dificuldades pelas quais estão passando.”
O exercício da manhã é seguido por uma parte de aprendizado, quando à equipe é dado um tema para se refletir sobre ele ao longo do dia e, depois, ser discutido à noite. É exigido daqueles que fazem o curso a leitura de livros sobre discipulado e liderança, escrever relatórios e, ainda, produzir um texto, explicitando tudo que eles aprenderam.
Um aspecto desafiador do projeto é que os participantes são colocados para trabalhar dentro dos espaços mais apertados e tanques, normalmente, nas tarefas mais sujas e nojentas. Bob diz que essas atribuições desagradáveis, mas não menos nobres, fazem as pessoas lidarem com questões de orgulho, perdão, raiva ou medo entre os participantes/voluntários: "É tudo muito intenso. Achamos que isso pode estimular momentos de reflexão e, sobretudo, de conscientização de que o foco precisa ser obediência às palavras de Cristo e que essa atitude terá como resultado a transformação das nossas mentes. Trabalhamos para que, quando formos premidos pela vida, não nós, mas as características de Jesus se sobressaiam em nós."
Erica Thakurdin (Barbados) considerou a experiência gratificante: "Eu realmente não sabia em que estava me metendo. Quando você está no tanque, é só você, dois conjuntos de proteção de ar, óculos, protetor bucal e Jesus. Você está perfurando uma parede e tudo é um barulho de explosão ao seu redor, mas, apesar de tudo, há tanta paz e tranquilidade que eu não posso explicar. Eu podia ouvir meus próprios pensamentos e ouvir Deus.
Lauren Wotherspoon (África do Sul) concorda: "Eu sabia que o processo seria difícil, mas tenho estado animada todos os dias para descobrir o que Deus quer fazer na minha vida. Eu realmente tive que dizer a Deus: 'Eu estou pronta para servi-lo, mas estou com medo’, então eu precisei que ele me ensinasse a ser transparente, e disponível, para ele."
Atualmente, há uma longa lista de tripulantes ansiosos por aceitar o desafio Inside Out, para, por meio dessa experiência transformadora, operar mudanças em suas vidas.
Tradução por Orlando Silva
Revisado por Eunice L. Amaro