• OM Ships

De dentro para fora


#Jamaica Inside Out (de dentro para fora) é um treinamento voluntário de três semanas criado a bordo do navio Logos Hope, para tripulantes que tenham o compromisso de aprimorar aspectos mais íntimos de sua vida espiritual.


O treinamento é descrito como um “programa voluntário de discipulado” por seu criador, Bob Nichols (EUA), o oficial responsável pelo treinamento de engenharia do navio. Bob planejou o curso depois de refletir sobre Mateus, capítulo 28, na Bíblia, e ponderar a respeito da maneira pela qual Jesus foi mentor dos doze apóstolos.


“Nosso objetivo é imitar Jesus no modo pelo qual ele discipulou os doze: vivendo em comunidade, comendo e trabalhando com eles,” explica Bob. “Nós ficamos entre 06 da manhã e 07 da noite com os participantes. Dessa forma, podemos, com efeito, entender suas necessidades, desejos e algumas das dificuldades pelas quais estão passando.”


O exercício da manhã é seguido por uma parte de aprendizado, quando à equipe é dado um tema para se refletir sobre ele ao longo do dia e, depois, ser discutido à noite. É exigido daqueles que fazem o curso a leitura de livros sobre discipulado e liderança, escrever relatórios e, ainda, produzir um texto, explicitando tudo que eles aprenderam.


Um aspecto desafiador do projeto é que os participantes são colocados para trabalhar dentro dos espaços mais apertados e tanques, normalmente, nas tarefas mais sujas e nojentas. Bob diz que essas atribuições desagradáveis, mas não menos nobres, fazem as pessoas lidarem com questões de orgulho, perdão, raiva ou medo entre os participantes/voluntários: "É tudo muito intenso. Achamos que isso pode estimular momentos de reflexão e, sobretudo, de conscientização de que o foco precisa ser obediência às palavras de Cristo e que essa atitude terá como resultado a transformação das nossas mentes. Trabalhamos para que, quando formos premidos pela vida, não nós, mas as características de Jesus se sobressaiam em nós."


Erica Thakurdin (Barbados) considerou a experiência gratificante: "Eu realmente não sabia em que estava me metendo. Quando você está no tanque, é só você, dois conjuntos de proteção de ar, óculos, protetor bucal e Jesus. Você está perfurando uma parede e tudo é um barulho de explosão ao seu redor, mas, apesar de tudo, há tanta paz e tranquilidade que eu não posso explicar. Eu podia ouvir meus próprios pensamentos e ouvir Deus.


Lauren Wotherspoon (África do Sul) concorda: "Eu sabia que o processo seria difícil, mas tenho estado animada todos os dias para descobrir o que Deus quer fazer na minha vida. Eu realmente tive que dizer a Deus: 'Eu estou pronta para servi-lo, mas estou com medo’, então eu precisei que ele me ensinasse a ser transparente, e disponível, para ele."


Atualmente, há uma longa lista de tripulantes ansiosos por aceitar o desafio Inside Out, para, por meio dessa experiência transformadora, operar mudanças em suas vidas.


Tradução por Orlando Silva

Revisado por Eunice L. Amaro

Texto original aqui.

Posts recentes

Ver tudo

NOTÍCIAS