• OM International

Compartilhando o que aprendeu


#NortedaÁfrica “Meu maior desejo, crescendo como um cristão numa família cristã, era ensinar a Palavra de Deus para as pessoas dentro da igreja.”, refletiu Imad*. Viver em um país do Norte da África com maioria muçulmana fez Imad ver a importância de fortalecer os cristãos em sua fé. Quando Imad ouviu que Amid*, um crente local, estava começando uma escola de treinamento em plantação de igrejas, viu a oportunidade perfeita para cumprir o seu desejo.


Imad aprendeu muitas coisas novas sobre a Bíblia que ele nunca havia ouvido antes, e completou o treinamento como um homem transformado. “Minha visão era compartilhar com as pessoas dentro da igreja, mas cheguei ao entendimento de que Deus queria que eu compartilhasse com todos e não apenas com cristãos,” disse.


Quando o treinamento acabou, Imad se tornou membro de uma igreja onde o pastor tinha a visão de alcançar a todos. “Comecei a ensinar as pessoas de fora da igreja sobre a Bíblia, distribuí literatura cristã e comida para os necessitados e mostrei o Filme Jesus em diferentes vilarejos.”, explicou Imad. Quando Amid ouviu sobre o que Imad estava fazendo, pediu-lhe que se juntasse à escola de treinamento como um líder de equipe e servisse numa livraria cristã, onde Imad aprendeu mais ainda sobre como compartilhar do evangelho.


Mesmo lugar, novo ministério


Revoltas políticas e religiosas pioraram no país de Imad, forçando seu ministério a ser encerrado. Imad e muitos outros trabalhadores estrangeiros e cristãos locais, ou foram presos ou expulsos do país. Apesar de Imad ter sido liberto, ele era constantemente levado para ser interrogado. “Queriam saber com quem trabalhávamos e sobre Amid, porque sabiam que ele era o líder do ministério. Queriam que trabalhássemos para eles e lhes disséssemos o que estava acontecendo na igreja, mas eu nunca cooperei,” relembrou ele.


Depois de ficar sob intensa investigação por oito meses, Imad decidiu fugir para um país vizinho onde Amid e sua família estavam. “Desde que reencontrei Amid, oramos juntos regularmente por nosso país natal e pelo país onde estamos agora, porque ambos temos paixão por alcançar muçulmanos,” disse.


Depois de muita oração, Imad e alguns outros ajudaram Amid a recomeçar o treinamento de plantação de igrejas no novo país. “Foi ótimo poder trazer crentes do nosso país natal e treiná-los para alcançar o nosso povo.”, explicou ele alegremente.


Imad também começou com trabalho de resgate, visitando refugiados muçulmanos do seu país natal. “Passamos um tempo ouvindo as suas necessidades e lutas. Eles estavam sempre felizes de saber que éramos da igreja, porque ninguém da mesquita os visitava,” observou ele.


Passe adiante


Imad não apenas ensina no centro de treinamento e lidera o ministério de resgate, mas também separa um tempo para discipular, pessoalmente, um a um. “Para mim, é muito fácil ministrar a outros do meu pais, aqui, porque nos entendemos uns aos outros e nos sentimos confortáveis para compartilhar.”, disse ele. Imad vê a sua jornada cristã como uma jornada de aprendizado e de, constantemente, compartilhar do que aprendeu. Ele tem visto muitos dos refugiados do seu país natal aceitarem a Cristo por meio do ministério. E alguns dos homens que ele discipulou também têm participado do treinamento de plantação de igrejas.


Bilal*, um dos jovens com os quais Imad desenvolveu um relacionamento, era um muçulmano que também ajudava com o trabalho de resgate. Com o tempo, ele aceitou a Cristo, mas tinha medo de falar com seus amigos e família. Imad o encorajou a entrar para o treinamento, para aprender mais sobre Deus e crescer na sua fé. Durante o treinamento, Deus trabalhou no medo que Bilal tinha de ser conhecido como cristão e compartilhar sua fé com os outros. Imad viu Deus transformar o medo de Bilal em ousadia para compartilhar sua fé. Agora Bilal lidera três grupos de discipulados e faz evangelismo individual com dois dos seus amigos muçulmanos, assim como Imad fez com ele. Dois dos homens que Bilal discipulou também têm participado do treinamento de plantação de igrejas, continuando o ciclo de compartilhar o que aprenderam.


*Nomes alterados por questões de segurança


Tradução por John H.

Revisado por Eunice L. Amaro

Texto original aqui.

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org