• OM International

A vida no Treinamento de discipulado de missões – MDT Caravan


#Turquia O “OM's Mission Discipleship Training (MDT) (Treinamento de Discipulado de Missão/em Missões), na Turquia, Caravan, está sediado na cidade mediterrânea de Antália. Por que Antália? É um lugar onde muitos estrangeiros vivem. Desse modo os participantes não se destacarão. "É também um lugar onde temos a liberdade de cometer erros", explicou o diretor do MDT, Bill*.


"Não somos um 'programa de anos intercalados'. É mais uma preparação", disse Bill. "Cuidamos das diferentes áreas de nossa transformação pessoal e interior, trabalhando em equipes transculturais, habilitando pessoas com aptidões, ofícios e conhecimentos para trabalhar e servir entre os povos muçulmanos."


O programa existe para pessoas como David*. Filho de pais que eram obreiros, David (21) passou os primeiros dez anos de sua vida no Cazaquistão antes de sua família retornar à Suíça. Ingressou na Caravan MDT no 'ano pandêmico' de 2020, participando do treinamento de fevereiro a julho e, depois, continuando com o MDT Caravan Plus até outubro.


O MDT Caravan Plus acompanha os cinco meses iniciais de treinamento. "Agora estamos dando a essas pessoas a chance de começar a aplicar algumas dessas coisas e dar-lhes mais uma ideia de como é 'viver no campo'", descreveu Bill. "Há menos supervisão,

mais iniciativas, capacitando e desenvolvendo seus próprios relacionamentos."


"Em última análise, acredito que Deus esteja me chamando para o Cáucaso do Norte", compartilhou David. MDT Caravan, ele decidiu. "Isso me qualificaria e prepararia e, desse modo, tornando-se uma oportunidade para um ministério de longo prazo."


Durante seu período na Turquia, David e outros participantes da Caravana MDT conheceram Rinat*, um tártaro do Turquemenistão. David e seus companheiros de equipe compartilharam suas histórias de vida com Ruslan e conversaram sobre a vida e Deus.


Uma vez, Rinat disse ao grupo MDT Caravan: "Quando eu não falo com vocês há uma semana, eu percebo que falta alguma coisa."


"Rinat foi muito franco e compartilhou coisas que normalmente não contaria às pessoas e, além disso, aproveitou o tempo aprendendo mais sobre Deus por meio de sua Palavra", disse David. Os dois se tornaram amigos, encontrando-se duas ou três vezes por semana.


"Rinat também está me ajudando com meu aprendizado da língua turca, como preparação para ir ao Cáucaso do Norte", explicou David. Rinat também abriu sua comunidade para David. Eles também estão ouvindo mais sobre Jesus por meio de Rinat e David.


Como a Caravana MDT funciona como uma comunidade, Bill teve várias oportunidades de interagir com David durante seus nove meses na Turquia. "Compartilhamos nossas vidas", disse Bill. "Eu percebi como David aceitou mais desafios e seu desejo pelo Senhor aumentou com o tempo. Houve altos e baixos, e ele lidou com tudo isso por meio de seu apego a Jesus, e sua caminhada com o Senhor tem sido inspiradora para mim."


*Nomes alterados por motivos de segurança


Tradução por Orlando Silva

Revisado por Eunice L. Amaro

Posts recentes

Ver tudo

Sonhos

NOTÍCIAS

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9

Conta 20.311-4

(12) 3945-0047 • comunicacao.br@om.org

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org