• OM International

A cor da esperança


#ReinoUnido “Eu estou, simplesmente, fazendo o que posso de onde estou”, disse Janice. Ela pode estar em casa, incapaz de sair em razão das restrições do Reino Unido, mas não está calada. Otimista por natureza, mas não imune aos desafios apresentados pela Covid-19, ela admite: “Não tem sido fácil, mas eu sei que Deus está se movendo e tenho esperanças.”


Janice está motivada a compartilhar essa esperança. Ela sabe que Deus está compartilhando mensagens simples com ela que vão trazer esperança e vida a outros também. Mas como compartilhar quando está presa em casa?


Ela desenha nas janelas.


Um dia, um salmo. No dia seguinte, a cruz. No outro, uma tumba vazia. Janice aprendeu a escrever, de modo invertido, palavras de esperança para acompanhar as suas imagens. Visível da sua rua, os seus vizinhos caminham e veem. Intrigadas, as pessoas param e olham. Isso é mais que um arco-íris, comum nas janelas dos lares do Reino Unido. As janelas de Janice contam uma história, a história de um homem que sabia o que era estar distante daqueles a quem ele amava, como viver em isolamento e com medo e, até mesmo, como enfrentar a morte. Essas janelas contam a história de um homem que era Deus e que superou tudo para trazer esperança, não apenas naquela época, mas agora.


Um transbordar natural


Esse desejo insaciável de compartilhar do amor de Deus tem sido uma característica peculiar de Janice desde que ela conheceu o seu amor. Aos 11 anos, a realidade do evangelho - em toda a sua profunda simplicidade - a atingiu. Ela havia sido escolhida por Deus, adotada, era sua amada filha. E essa descoberta se sobrepôs a todo o resto.


“Compartilhar do seu amor foi um transbordar natural, logo no começo”, compartilha Janice, “Era simplesmente parte de quem eu sou.” Então, envolver-se em missões como professora de Estudos Religiosos, depois de 11 anos, foi natural para Janice. Ao abraçar cada oportunidade de falar do amor de Deus em seu ambiente de trabalho secular, ela sabia que queria fazer isso em tempo integral.


A jornada de Janice com Jesus a levou até a OM. Seus anos como professora, líder, discipuladora, em Birmingham, a bordo do Logos II, na África do Sul e de volta ao Reino Unido deu a Janice várias oportunidades de falar de Jesus e preparar outros a compartilharem do seu amor.


Sim, de maneira inspiradora, Janice descreve o compartilhar do amor de Deus em termos tão simples e encorajadores! “Eu, simplesmente, faço o que Deus me pede para fazer, quando ele me pede para fazer, do jeito que ele me pede para fazer, com aquilo que tenho em mãos.”


Missões por meio da arte


Foi o desejo de alcançar outros com o evangelho que levou Janice à arte. Ela relembra seu pensamento: “Estou em missões, mas eu vou para o escritório e volto para casa, vou para a igreja e volto para casa.” Ela percebeu: “Não sei quantos não-cristãos eu conheço além dos meus vizinhos.”


Inicialmente, a arte era apenas um meio de encontrar pessoas e desenvolver novas amizades fora da igreja e do seu trabalho como chefe de Aprendizado e Desenvolvimento para a OM no Reino Unido. Com o tempo, a arte se tornou menos um meio de conectá-la com alguém e mais um canal para conectar outros a Deus.


“Descobri que eu estaria em uma reunião de oração...desenhando!”, compartilhou. Esses desenhos seriam o resultado de fortes sensações que ela teve durante a oração, o louvor ou mesmo no meio das reuniões de planejamento. Quando ela começou a compartilhar os seus desenhos, descobriu que Deus estava falando aos outros por meio das imagens que ela havia criado, confirmando algo que o Espírito Santo estava colocando em seus corações ou movendo por meio deles com uma nova mensagem de esperança.


Em uma viagem na Bélgica, Janice descobriu o impacto completo da arte como um meio poderoso, criativo e eficaz de alcançar aqueles que não conhecem a Jesus. Uma pintura que ela exibiu, “Mulher, eis vosso filho, filho, eis vossa mãe”, baseado em João 19:26, despertou um nível surpreendente de interesse e profundidade de conversa com aqueles que passavam por ali.


Em menos de um ano, Janice seria líder da OM Artes no Reino Unido, totalmente compromissada a ver como Deus pode usar a arte como meio de construir o Seu Reino. Humildemente, ela compartilha: “Não sou artista. Sou alguém por meio de quem Deus usa a arte para trazer a sua mensagem. Sou simplesmente alguém que pinta, e se Deus quer usar essas pinturas para mostrar a si mesmo para alguém, então isso é com ele!”


Encontrando esperança


Antes da quarentena, Janice iria instalar seu cavalete em uma cidade agitada, convidando pedestres a acrescentarem uma pincelada de cor à sua tela com a pergunta: “Qual você acha que é a cor da esperança?” Eles parariam, possivelmente surpresos, mas a conversa, então, fluiria naturalmente. “Onde você encontra a sua esperança?” , Janice perguntaria. E quando a pergunta voltasse para ela, compartilharia: “Encontro toda a minha esperança em Jesus.”


Agora, mais do que nunca, as pessoas estão buscando sinais de esperança. As pinturas nas janelas de Janice estão trazendo cor para a rua e esperança para aqueles que moram ali.


“Estou feliz por você ter fechado as cortinas”, disse a ela, recentemente, um dos vizinhos . “Eu não conseguia ver o desenho de Jesus claramente quando elas estavam abertas.” Janice descobriu que o comentário do seu vizinho era triste, em uma época em que muitos estão se perguntando onde Deus está. “Ele está sempre ali, sabe?”, respondeu ela, “Mesmo quando você não consegue ver claramente, ele está lá.”


Para Janice, Deus está presente tão claramente e profundamente nesse período! O mundo todo está tremendo com os efeitos do vírus, mas Deus está trabalhando no quebrantar. “Temos uma oportunidade,” diz Janice, “para a igreja dar à luz a um novo jeito de fazer as coisas.” Um novo jeito de amá-lo e um novo jeito de compartilhar, ousada e criativamente, o seu amor com os outros.


A OM está em campanha no mundo inteiro para trazer socorro por impactos causados pelo COVID-19. Sua oferta e orações são muito bem-vindas e necessárias. Acesse www.om.org.br/covid para ofertar para campos em necessidade imediata.


Tradução por John H.

Revisado por Eunice L. Amaro

Texto original aqui.


NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org