Esperança pelos vales


Por OM Internacional

Tradução de Tayza Garcia

Embora a jornada de Debora para chegar à House of Joy (Casa da Alegria) fosse cheia de vale após vale, ela nunca perdeu a esperança e sua amiga Anita nunca parou de orar.

Debora* era casada com Bashkim* e juntos eles tiveram cinco filhos. Em 1997, após oito anos de casamento, ele secretamente se divorciou dela e se mudou para a Alemanha com seus filhos. Como é tradição, quando Bashkim partiu, Debora continuou morando com a família dele. Ela cuidava dos pais dele e servia na casa deles - fazendo isso com amor e respeito, embora ela não fosse bem tratada.

No entanto, em 2017, depois de 20 anos sem o marido, trabalhando na casa dos pais dele, Débora foi subitamente informada de que tinha de partir: Bashkim estava voltando para o Kosovo com sua nova esposa.

Desesperadamente, Debora chamou sua amiga Anita, uma crente da igreja local. Anita trabalha com a OM em Kosovo no projeto Casa da Alegria: um programa que reintegra sobreviventes de abuso na sociedade. As duas mulheres se conheceram em 2010 na igreja, mas sempre que Anita tentava conversar com Debora sobre sua situação, Debora não podia falar abertamente porque a família de seu marido estava sempre por perto para impedi-la de compartilhar o que estava acontecendo em sua vida. Desde que se conheceram, Anita estava orando e perguntando a Deus como ela poderia ajudar a resgatar Debora da casa que a escravizou.