• Julie Knox

Logos Hope: Servindo há 10 anos


Por Julie Knox

Tradução de Tayza Garcia

Em 19 de fevereiro de 2019, a OM Navios celebra o décimo aniversário de sua atual embarcação em serviço.

O Logos Hope, o quarto navio operado pela OM e a maior feira de livros flutuante do mundo, é um navio único e um conceito: uma plataforma para compartilhar a esperança do evangelho, demonstrar o amor de Cristo em comunidades ao redor do mundo e mobilizar a Igreja global para a missão.

Vindos de mais de 60 nações para servir em períodos de um ou dois anos, os 400 voluntários que compõem a equipe do Logos Hope promovem uma comunidade vibrante de seguidores de Jesus. Em cada porto, eles desembarcam para atuar em parceria com igrejas e iniciativas locais. Eles oferecem ajuda prática, investem tempo e compartilham seu chamado para encorajar outros a pensar sobre o serviço para o reino de Deus.

A bordo, a vasta livraria oferece mais de 5.000 títulos em inglês e idiomas locais. Para muitas pessoas ao redor do mundo, esta é sua primeira oportunidade de comprar de uma vasta seleção de livros a preços acessíveis. O Logos Hope também é um centro para cristãos de todas as denominações se relacionarem e onde ocorrem apresentações teatrais baseadas no evangelho, treinamento ministerial e eventos juvenis.

Apesar do Logos Hope operar há dez anos, a embarcação tem 46 anos de idade, tendo sido construída na Alemanha em 1973. Após um 'primeiro trabalho' como uma balsa sob os nomes Gustav Vasa e Norröna, ela foi comprada pela organização em 2004. Seguiu-se então um período de captação de recursos e extensa renovação, que incluiu a adição de dois novos decks. O Logos Hope entrou formalmente em serviço como o quarto 'navio livraria' a serviço da OM, seguindo na sequência dos navios irmãos Logos, Doulos e Logos II. A primeira viagem do Logos Hope ao ministério foi de Køge, na Dinamarca, para Gotemburgo, na Suécia, em 19 de fevereiro de 2009.

O capitão Dirk Colenbrander (Holanda), que estava à frente nessa viagem, disse: "Nós navegamos de ré, sendo puxados por um rebocador, porque o porto de Køge não tinha espaço para o navio manobrar. Um rebocador teve que quebrar o gelo para que pudéssemos chegar a congelada Gotemburgo! Para alguns de nossos tripulantes foi a primeira vez que experimentaram a neve".

O Capitão Dirk ainda serve como Mestre interino: "Uma das coisas mais significantes para mim é compartilhar das histórias pessoais da tripulação quando deixamos cada porto e ouvimos como Deus os usou para mudar a vida das pessoas que eles conheceram naquele porto", ele disse.

Em sua década de ministério, o Logos Hope:

acolheu quase 8 milhões de visitantes por seus passadiços;

visitou 68 países e territórios; fez mais de 155 chamadas de porto (116 portos exclusivos);

navegou mais de 100.000 milhas náuticas (o equivalente a viajar ao redor do mundo mais de 4,5 vezes!); teve mais de 8 milhões de livros comprados a bordo, dos quais quase 2,5 milhões eram Bíblias e livros cristãos;

O Diretor Executivo da OM Navios, Seelan Govender (África do Sul), passou 14 anos a bordo das embarcações e atuando em várias funções.

"Sinto-me abençoado por trabalhar com cristãos dedicados que servem sacrificialmente a bordo e em terra para manter o funcionamento constante do navio. O que eu acredito que continua atraindo pessoas para o navio é que ele é uma plataforma conjunta: equipa pessoas e as mobiliza para criarem comunidades vibrantes de seguidores de Jesus onde quer que elas vão", disse Seelan.

O aniversário será marcado a bordo no Chile, onde o Logos Hope está atualmente em uma temporada de dois anos pela América Latina - sua primeira visita ao continente sul-americano. O foco do navio neste período é uma parceria especial com a OM América Latina para mobilizar os crentes latinos em missões para as regiões menos alcançadas em todo o mundo.

Vale ressaltar que o navio está atualmente realizando sua primeira visita da OM ao porto de Lirquen, Chile - provando que, quase 50 anos após o Logos original ter se aventurado, ainda há muitos novos lugares para impactar à medida que compartilhamos conhecimento, ajuda e esperança em todo o mundo.

Fatos sobre a OM Navios:

Desde 1970:

operou quatro navios diferentes;

visitou mais de 150 países e territórios;

acolheu mais de 47 milhões de pessoas a bordo;

doou centenas de toneladas de livros para comunidades e forneceu filtros de água, óculos de leitura, suprimentos de higiene e “o sapato que cresce”;

viu inúmeras pessoas chegarem à fé e mobilizou milhares de pessoas para servir a Deus em todo o mundo.

Nosso navio, Logos Hope, está atualmente aberto ao público em Lirquen, Chile.

Para notícias, horários de portos e oportunidades de participar, visite nossa página: www.om.org/navios.

#navio #logoshopenobrasil

NOTÍCIAS

Av. Dr. Mário Galvão, 198 - Jd. Bela Vista - São José dos Campos - SP - CEP:12.209-004

 Tel: +55 (12) 3945-0040           (12) 98118-0661

Para ofertas: Banco Bradesco - Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.310-6

Copyright 2018. OM Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org