• OM Internacional

Abraços, incentivos e 120 crianças sob guarda-chuvas


Por OM Internacional

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão Eunice L G Amaro

O Bus4Life da OM visitou a Romênia duas vezes durante o verão de 2018. Em uma cidade, 120 crianças foram à escola, no meio das férias de verão, para participar das atividades da Bus4Life. Um jovem voluntário ponderou sobre o custo de seguir Jesus.

Não vamos embora ainda

No final de junho o Bus4Life foi calorosamente recebido no condado de Buzau, onde participou de campanhas escolares organizadas, em conjunto com a Child Evangelism Fellowship (CEF). Várias oficinas foram disponibilizadas para as crianças, incluindo artes e ofícios, esportes e seções de desenhos animados cristãos dentro do ônibus. Em uma das aldeias, cerca de 120 crianças foram à escola e os filmes tiveram que ser mostrados do lado de fora. Simplesmente, não havia espaço suficiente dentro da escola.

“Começou a chover no meio do filme, mas as crianças insistiram em assistirem até o fim e ficaram sentadas, sob guarda-chuvas, com os pais e professores, até que ficou tarde e muito escuro lá fora”, diz Raluca. “O diretor da escola nos disse que isso nunca havia acontecido antes na história da escola: que as crianças não queriam ir para casa! E eram as férias de verão deles, eles nem precisavam estar lá! ”.

Fora da igreja

Na primeira semana de julho, a equipe da Bus4Life viajou para o sul e organizou uma campanha com uma pequena igreja de cerca de 20 pessoas. Foi a primeira vez que a igreja havia organizado um evento público para sua cidade. O evento foi um grande sucesso. O jornal local escrevia artigos sobre o ônibus todos os dias em que a equipe esteve lá.

A resposta avaliativa da igreja também foi encorajadora: “O Bus4Life é uma ótima ferramenta! As pessoas ficam curiosas sobre o ônibus colorido e é tão fácil começar conversas com elas. Pudemos ver como eles começaram a respeitar mais a igreja, porque viram o programa de qualidade que oferecemos para a comunidade. Para nós também foi bom poder oferecer uma gama tão ampla de atividades: de exames médicos a programas infantis e muitos livros - até mesmo uma conversa com pessoas internacionais! ”.

"Não espere até domingo para confessar pecados"

No final de julho, o Bus4Life retornou à Romênia por mais doze dias. Dessa vez, para a área de Constanta, perto do Mar Negro. No período da manhã, a equipe convidava as pessoas a bordo para medir a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Alguns nunca tinham tido a pressão arterial controlada antes. A OMer Delia disse: “É bastante comum, nesta área, que as pessoas vivam toda a sua vida sem nunca visitar o consultório médico. Algumas pessoas mais velhas têm medo do médico, temendo que sejam diagnosticadas com alguma doença terrível."

A equipe se ofereceu para orar com todos que tiveram sua pressão arterial medida. Enquanto alguns disseram "não", outros aceitaram entusiasticamente.

Ao descobrir que o Bus4Life é um ministério cristão, um homem ortodoxo exclamou: “É por isso que você sabe tanto sobre Deus! ”.

A confissão formal e oração a Santa Maria desempenham papéis significativos na fé ortodoxa. "Eu tentei encorajá-lo a orar diretamente a Deus", disse Delia. "Eu disse a ele: 'Você não precisa esperar até domingo para confessar seus pecados; pode pedir perdão a Deus em qualquer dia.'"

Abraços e encorajamento necessários

Vasile* é um menino de 12 ou 13 anos que chegou ao ônibus em uma das aldeias.

Ele não sabia contar nem ler, e parecia até difícil para ele entender cada palavra falada. Delia soube, com outras crianças, que Vasile era um menino órfão e que ele e seu irmão mais novo estavam sendo criados por sua avó.

Vasile chegou ao ônibus, no início da manhã, e passou os dois dias com a equipe, desde a manhã até a noite. "Nós compartilhamos nosso almoço com ele e lhe demos água para se lavar, já que sua pele estava bastante manchada", relatou Delia. O menino floresceu perto da equipe durante os dois dias e, no final, abraçou a todos, implorando por mais e mais abraços.

Felizmente, a igreja local conhece Vasile e tem ajudado sua família, fornecendo comida e outros suprimentos. Infelizmente, há muitas crianças como ele na Romênia.

Alex, de 15 anos, foi um dos adolescentes locais que se ofereceu a ir com o ônibus durante o evangelismo. Alex vai à igreja com sua família e acredita em Deus, mas ainda está decidindo a segui-lo ativamente. Encorajado a perguntar qualquer coisa que estivesse em sua mente sobre Deus e o cristianismo, Alex perguntou a Delia: "Tudo bem pintar suas unhas? ".

Os cristãos romenos costumam ser muito modestos com sua aparência, e as meninas, geralmente, não podem usar maquiagem ou joias. Para um jovem adolescente, a decisão de seguir Jesus tem tudo a ver com a cultura. “Qual é o preço que tenho que pagar por isso? ”. "O que é certo, ou errado? " . Alex acabou tendo uma boa conversa com a equipe sobre cultura e pecado e como navegar entre os dois mundos que parecem tão distantes um do outro.

Conhecido como o "navio sobre rodas" da OM, o Bus4Life é um centro de missões multifuncional que serve as comunidades da Europa Central e Oriental.

O Bus4Life está procurando um motorista para 2019.

*Nomes alterados para proteger identidades

Texto original

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

#Evangelismonaescola #Crianças #ministériocomcrianças

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org