• Karin Fendick

Que haja luz


Por Karin Fendick

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão de Jéssica Ferri

No Malawi, o rádio é usado por 90% da população. As pessoas estão acostumadas a ligar o rádio e sintonizar em alguma frequência. O rádio pode proporcionar mais informações, descobertas, ensino, prazer e conforto às pessoas em um ano do que a maioria dos moradores de áreas rurais normalmente recebe em toda a vida.

A OM Malawi teve uma visão para estabelecer e manter uma estação de rádio FM local, proclamando a Palavra de Deus 24 horas por dia, sete dias por semana. Não era para ser uma rádio "cristã" típica. Em vez disso, a equipe pretendia abordar criativamente todos os tipos de questões da vida, oferecendo soluções e respostas com fidelidade aos valores e à mensagem da Bíblia.

Lá para ajudar

Desde o início das primeiras transmissões, as pessoas chegavam à estação com uma variedade de solicitações. Um jovem que havia perdido sua carteira de motorista perguntou: "Você pode, por favor, anunciar a perda e perguntar se alguém a viu no hospital ontem?".

Certa vez, a estação foi inundada de visitas quando uma família solicitou que a rádio informasse que uma mulher com distúrbio mental e uma criança pequena estavam desaparecidas. Felizmente, a mulher e a criança foram localizadas e levadas de volta para a família.

A carteira de motorista do jovem ainda não foi recuperada, mas a equipe da Rádio Lilanguka continuará a ajudar as pessoas de todas as formas possíveis.

Além dos seis funcionários em tempo integral, há outros seis que se disponibilizam quase todos os dias para ajudar a produzir os diferentes programas. Com muitas horas de tempo no ar para cobrir, a dedicação é de grande valor.

Rede elétrica instável e frequentes blackouts são problemas potenciais para a estação, mas equipamentos movidos à energia solar economizam muitos problemas e dinheiro. Em dias ensolarados a estação pode funcionar das 6h às 18h sem qualquer entrada da rede elétrica. Isto significa que quando outras estações estão fora do ar, a Rádio Lilanguka ainda pode transmitir.

Inauguração oficial

Em 2 de março de 2018, depois de muitos anos de oração e trabalho, e com Deus pintando um lindo círculo através das nuvens ao redor do sol, a Rádio Lilanguka celebrou sua inauguração oficial. A celebração incluiu adoração e louvor liderados pelo coro da estação e outras pessoas talentosas, além de orações e discursos oferecidos pelo clero, funcionários do governo e representantes da OM do Malawi e da Alemanha que trabalharam duro para ver essa visão ganhar vida.

Em vários momentos durante a cerimônia, mensagens animadas do programa de “Lilanguka!” (Luz) traziam uma resposta imediata de “Kulangwiche!” (Que haja luz) da multidão reunida.

A tarde terminou com um passeio pelas novas instalações e uma saborosa refeição de cabra e nsima, o alimento básico do Malawi.

Esse grito feliz de "Kulangwiche" permaneceu por muito tempo após a abertura da estação e continua a impulsionar as orações da OM pelo país: "Haja luz!"

Por favor, ore para que Deus forneça trabalhadores e fundos para expandir a eficácia deste novo empreendimento.

Texto original

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.


NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org