• OM International

'Ba Coach'


Por OM Internacional

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão de Jéssica Ferri

“Ba Coach! Ba Coach!” cumprimentam todas as crianças e jovens com entusiasmo o OMer Noel Zulu enquanto ele atravessa as ruas de Kasama, na Zâmbia, usando seu distintivo ballcap. 'Ba' é um termo de respeito no idioma local. Mas as crianças chamam Noel de Ba Coach não por causa de uma exigência de cultura, é por causa da apreciação genuína.

Kasama é conhecida por esportes e crianças vulneráveis, dois assuntos pelos quais Noel é apaixonado. Ele se mudou para Kasama em 2017 especificamente para compartilhar a esperança de Cristo Jesus através do esporte para a juventude.

"Os esportes unem as pessoas e são uma ótima ferramenta para alcançar os jovens", explicou Noel. Três vezes por semana ele tem devocionais e prática de futebol com suas duas equipes. Deus colocou 30 jovens em suas mãos e o número continua crescendo.

Noel ainda é bastante novo na área. No entanto, ele já é famoso nos círculos esportivos. Treinando sua equipe com princípios bíblicos e tratando-os como amigos, todos os jovens percebem que Noel é diferente. "Há jogadores de outras equipes que querem se juntar a nossa equipe porque fazemos as coisas de uma maneira diferente", disse Noel.

Morando perto da cidade, Noel abre sua casa para os jovens assistirem aos jogos de futebol. "Eu não quero que eles procurem os bares para ver o jogo. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para construir o relacionamento”, disse ele.

Vendo a diferença

Embora ele esteja na equipe há menos de um ano, Noel já pode ver a diferença. “Às vezes fico surpreso com o quanto eles compartilham abertamente comigo e com os testemunhos depois de eu incentivá-los”, admitiu Noel.

Ken* tem 22 anos e vive com a avó e cinco irmãos. Tendo desistido da escola no 5º ano para ajudar a cuidar de sua família, o relacionamento de Ken com sua avó tinha muita tensão e ele se sentia amargurado em relação ao seu passado. Ken se abriu para Noel sobre sua situação e sentimentos. Era difícil encontrar um emprego para ele, mas Noel o ajudou a descobrir sua habilidade para cortar cabelos. Agora Ken tem uma barbearia que Noel ajudou a montar e é capaz de sustentar sua família.

Outro garoto confessou que costumava roubar seu padrasto como forma de vingança. Depois de se juntar ao time de futebol ele parou de roubar e aprendeu a perdoar seu padrasto.

Existem muitos desafios conforme Noel ministra aos jovens com históricos difíceis. Em sua equipe há meninos que enfrentam sentenças de prisão por causa de drogas. Ele também lida com dificuldades de guardiões que veem as crianças como ferramentas. “Alguns pais mandam seus filhos para a rua para pegar garrafas ou mendigar. [Ao] mesmo tempo estou tentando ensinar-lhes o valor da educação”, disse Noel.

O jogo não é fácil, mas com Deus como Ba Coach, será uma vitória para a equipe.

*Nomes alterados por motivos de segurança

Texto original

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.


NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org