• OM International

Novo hino para o Bayash na Sérvia


Por OM International

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão Eunice L G Amaro

Enquanto um grupo de trabalhadores da OM EAST estavam se dirigindo de volta a sua base na Áustria, a música "Hosanna" ** tocava no carro. A equipe OM havia se juntado a uma organização parceira e a crentes locais em uma visita a uma aldeia isolada na Sérvia. Silenciosamente, o motorista e os passageiros sussurravam, ou cantavam em louvor e graças a Deus por tudo o que tinham experimentado.

Poucos dias antes, um grande cão negro havia latido e esticado sua corrente anunciando a chegada da equipe de divulgação em Bela Reka, uma aldeia isolada no leste da Sérvia. O grupo de trabalhadores da OM EAST, os parceiros da Roma Bible Union (RBU) e os crentes da cidade local, Bor, caminharam ao longo de uma estrada gramada, passando por pinheiros caídos, e chegaram a uma casa inacabada de tijolos azuis que abrigava uma família cigana que falava o idioma Bayash na comunidade.

Eu vejo uma geração se levantando para tomar seu lugar ... A família deu as boas-vindas aos seus hóspedes no quintal. Meninos e meninas se reuniram em torno de Andrijana*, uma jovem voluntária da RBU, a qual começou a liderar o clube infantil. Andrijana e outros colegas da RBU tinham vindo da Croácia em setembro passado para treinar membros da igreja de Bor para dirigir um clube mensal.

Sentada em um cobertor debaixo de uma árvore, Andrijana distribuiu folhetos e crachás. Ela colocou um crachá na palma da mão de uma menina, fechando as mãos da criança sobre o presente. A menina espiou entre as mãos dela.Um olhar de emoção se espalhou por seu rosto. Ela, imediatamente, prendeu o crachá a sua camiseta e tocou-o, irradiando de alegria.

Andrijana orientou os participantes por meio de atividades de um folheto,por meio das quais promoveu alfabetização e ensinou uma verdade bíblica. As crianças aprenderam sobre a oração, concentrando-se na Oração do Senhor. "Foi incrível

ver a concentração delas", disse o designer gráfico Simon*, que foi incentivado a observar como os materiais de mídia da OM EAST estão sendo usados.

"Há dez anos eram os ocidentais que iam para os assentamentos ciganos; agora, os crentes ciganos estão assumindo a liderança!", ele se entusiasmou.

Eu vejo um ativo avivamento, quando oramos e buscamos ... Quando o programa infantil chegou ao fim, algumas das equipes de divulgação conduziram canções de adoração. Um seguidor de Cristo na aldeia acompanhou a canção com um tambor, pendurado em seu ombro. "Ele tocou com todo o seu coração!" enfatizou Simon, com emoção movidas pela memória. "Ele mesmo havia feito o tambor - com material retirado do lixo".

"Lá no pátio, em frente a pilhas de sucata e uma casa à qual faltava uma janela, eles adoravam a Deus", descreveu o trabalhador da OM EAST, Inger*. "Foi poderoso!"

"Deus expulsará o medo. Deus afastará a escuridão. Nós louvamos ao Senhor!" As letras cantadas durante o culto proclamavam a autoridade de Jesus Cristo - uma verdade chave a ser trazida para as comunidades de Bayash Roma que são oprimidas pela superstição, feitiçaria e pela convicção que são amaldiçoados. Essa canção de fé afoga o veredicto de condenação encontrado no Hino Nacional de Bayash: "Somos amaldiçoados, somos amaldiçoados porque um dos nossos antepassados roubou um prego da cruz de Jesus - não admira que estejamos amaldiçoados".

"Deixe o céu ser aberto para Bela Reka", declara outra música.

"Normalmente, as palavras são: ‘Deixe o céu ser aberto aos ciganos’”, disse a trabalhadora da RBU, Nina. "Mas desta vez eles inseriram o nome da aldeia." À medida que os indivíduos ouvem o evangelho, a esperança para a eternidade e a esperança na Terra se tornam uma possibilidade. Para aqueles que pedem a Jesus para perdoar seus pecados e escolhem segui-lo, essa esperança se torna realidade.

"Está acontecendo!", Disse Inger. "Logo que chegamos, alguém me disse que algumas pessoas já foram batizadas".

Quebrante meu coração pelo que quebranta o teu, tudo o que eu sou pela causa do teu reino …

"É uma pena que eles não tenham uma igreja", expressou Bajram*. Ele explicou que era muito longe e caro para os crentes de Bela Reka dirigirem por 30 minutos até a igreja na cidade toda semana. Da mesma forma, a congregação Bor não poderia se dar o luxo de oferecer transporte.

A falta de comunhão significa que é especialmente importante que os crentes da cidade façam visitas regulares. Receber treinamento para fornecer um programa infantil mensal é um desenvolvimento significativo, e a RBU descobriu que esse era um primeiro passo que poderia levar a plantar igrejas.

"Eu amo o teatro e escrevo música, mas eu gosto mais de Roma", expressou a voluntária do RBU, Vedrana*, formada em artes da Croácia. "Eu só queria que eles conhecessem a Deus e fossem salvos - esta é a minha maior oração. Deus dá as oportunidades; nós temos que decidir como responderemos".

"Fui tocada no coração por ver como os ciganos cristãos e demais crentes locais têm investido seus dons e vidas em alcançar os ciganos", refletiu Inger. A música "Hosanna" resumiu para ela: "As palavras foram um lembrete para mim do que Deus está fazendo entre os ciganos, além de nos convidar a fazer parte do que ele fará".

Louve a Deus para que os ciganos preparem os outros para espalhar o evangelho entre os demais. Por favor, ore para que os indivíduos nos assentamentos de Roma cresçam com fé e recebam a comunhão e apoio necessários.

** Subtítulos de crédito: Letras de músicas: “Hosanna,” Brooke Fraser, 2006 Hillsong Music Publishing

Junte-se a OM East para servir em design gráfico ou contabilidade: https://www.om.org/east/en/portal/go-omOM

O ministério da literatura e mídia da OM EAST produz mídia impressa e digital de alta qualidade em mais de 25 idiomas para pessoas e grupos em toda a Eurasia. A OM EAST apoia os seus parceiros da RBU, produzindo folhetos, crachás, camisetas, recursos de estudo da Bíblia e livros de histórias da Bíblia.

*Nomes alterados por pedido de segurança

Texto original

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilharem o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.


NOTÍCIAS

Av. Dr. Mário Galvão, 198 - Jd. Bela Vista - São José dos Campos - SP - CEP:12.209-004

 Tel: +55 (12) 3945-0040           (12) 98118-0661

Para ofertas: Banco Bradesco - Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.310-6

Copyright 2018. OM Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org