• Nicole James

Hora de transição


Por Nicole James

Tradução de Rodrigo Mendes

Revisão de Eunice Amaro

Todos os dias, Karl* envia cerca de 15 mensagens de voz em árabe para amigos, no Líbano, no Iraque, na Síria e na Turquia. Na maioria dos dias, ele também entra em contato com árabes ou curdos na Alemanha, para onde ele e sua esposa Bettina* foram recentemente transferidos, após 23 anos servindo na OM Near East Field.

Segundo Karl, essas pessoas fazem parte da razão pela qual eles se mudaram para a Europa. "Nós conhecemos cerca de 30 crentes de base muçulmana (MBBs) aqui na Alemanha", comentou. Recentemente, eles convidaram 20 de seus amigos do MBB para uma reunião na cidade onde eles moram. Um pastor árabe visitante, também um MBB, "falou sobre identidade, o que é preciso para prosperar aqui na Alemanha e realmente sentimos que [para] muitos deles fez uma ótima e grande diferença", afirmou Karl. Três dos participantes, originários da Síria, por vários anos antes da mudança, queriam ser batizados. "Nós os batizamos na igreja local, o que também foi um ótimo evento", disse Karl.

Pouco antes de deixarem o Oriente Próximo, Karl e Bettina tinham se conectado com Navine*, uma curda-síria que havia pedido um visto para se juntar ao marido na Alemanha. "A embaixada alemã não lhe deu uma data e ela não pôde entrar em contato com eles", explicou Karl. Para ajudar a acelerar o processo, ele a levou, um dia, à embaixada, para rastrear a papelada. "Foi difícil", lembrou ele. Navine, finalmente, recebeu uma data da embaixada, mas ela ainda teve que aguardar muito tempo para viajar. "O bom é que ela conheceu Jesus", disse Karl.

Durante os meses aguardando a resposta oficial do governo alemão, ela ficou com um casal curdo crente. "Eles comungavam com ela por meio

de suas vidas, bem como por meio de uma clara apresentação do evangelho e da leitura da Bíblia com ela", disse Bettina.

Depois que Karl e Bettina se mudaram para a Alemanha e estiveram ocupados lidando com sua própria documentação burocrática, perderam o contato com Navine. Três meses depois, no entanto, o casal que guiou Navine para Cristo os chamou. Navine chegou à Alemanha. Ela queria ir à igreja, mas seu marido não tinha contato com os crentes. Karl e Bettina chamaram uma amiga alemã que vivia perto de Navine e pediram que ela a ajudasse. Ela levou Navine para a igreja onde ela conheceu muitos crentes iranianos, bem como alguns da Síria. Depois disso, ela chamou Bettina, muito feliz pela nova irmandade.

Além de discipular e encorajar os MBBs que já conheceram, Karl e Bettina também atraem outros árabes e curdos para sua rede em expansão na Alemanha. Algumas semanas depois, na Alemanha, Bettina recebeu uma ligação pedindo um tradutor para quatro homens iraquianos. Ela os conectou com Karl, que depois se encontrou com o grupo. Em primeiro lugar, eles perguntaram sobre " dúvidas que os muçulmanos têm sobre quem é Jesus, e [se] o Novo Testamento [é] verdadeiro e todas essas coisas importantes", lembrou Karl. Ele sugeriu formar um grupo de Discovery Bible Study para que eles pudessem continuar aprendendo juntos.

Depois de duas semanas, um dos iraquianos começou a liderar o grupo. Posteriormente, três dos quatro se tornaram crentes. O líder do grupo que também estudou a Bíblia por si mesmo durante duas horas todos os dias, começou a testemunhar a outros refugiados em sua classe de alemão e nos pequenos grupos, apesar de receber uma oposição verbal significativa de outros muçulmanos. Observar a transformação desses homens, do medo para a fé, tem sido um encorajamento, disse Karl: "A maior alegria para nós é ver o quanto Deus está mudando vidas".

Ore para que Karl e Bettina obtenham graça enquanto se mudam para a vida na Alemanha. Louvado seja Deus pelos muitos contatos que eles têm com MBBs. Ore por portas abertas para eles continuarem a compartilhar o evangelho entre árabes e curdos.

*Nome alterado por motivos de segurança

Texto original aqui.

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.


NOTÍCIAS

Av. Dr. Mário Galvão, 198 - Jd. Bela Vista - São José dos Campos - SP - CEP:12.209-004

 Tel: +55 (12) 3945-0040           (12) 98118-0661

Para ofertas: Banco Bradesco - Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.310-6

Copyright 2018. OM Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org