• Andrew Fendrich

Em verdade, Veritas


Por Andrew Fendrich

Tradução de Alcineia Rocha

Revisado por Jéssica Ferri

Foto de Andrew Fendrich

Como a maioria dos plantadores de igrejas africanos, Macdonald Mushiya está empenhado em levar o evangelho à vida de todos que conhece.

Como missionário da OM, o nativo de Malawi também tem um coração para pessoas não alcançadas - especificamente na cidade de Chisopi, Malawi, o povo Yao, uma cultura muçulmana que migrou para o norte de Moçambique ao longo de décadas.

O desejo de Macdonald de ver o evangelho alcançar os não alcançados o levou a plantar cinco igrejas nas aldeias que cercam Chisopi. Cada uma delas está desfrutando um número crescente de crentes de Yao através de esforços de evangelização de Macdonald em uma jornada na Palavra de Deus, como nunca antes.

"As igrejas no Malawi estão fazendo cristãos, não estão fazendo discípulos", diz ele. "Eles não os equipam para ajudar outras pessoas. Eles são apenas cristãos do domingo, eles não testemunham a fé para outras pessoas".

Em um esforço para ajudar suas congregações a crescer na fé, Macdonald está oferecendo treinamento teológico através da Veritas, um programa projetado para enriquecer a compreensão dos alunos sobre a Escritura com o auxilio da exegese contextual, hermenêutica e homilética. Através de seus ensinamentos, pastores e membros da igreja malavianos estão ganhando um nível de discipulado que vai além do que a maioria dos africanos tem a oportunidade de experimentar.

"Todo mundo lê a Bíblia, mas poucos sabem como lê-la", diz Macdonald sobre seus colegas Malawianos e Africanos em geral. "Ensino as pessoas sobre a Bíblica em contexto, a conhecerem todo o livro".

Mesmo o próprio Macdonald não estava familiarizado com os termos do treinamento de Veritas até que ele teve a aula. O treinamento dele está terminando, e ele se viu energizado para compartilhar o que conheceu com os outros.

"Desde o momento em que comecei o curso de estudo da Bíblia, tenho uma maior compreensão da Escritura. Sou capaz de ensinar aos outros", diz ele, explicando também que o treinamento lhe deu confiança para pregar a verdade completa da Palavra de Deus. "Antes, eu apenas lia a Bíblia, e realmente não sabia o que estava lá. Eu apenas lia e ensinava aos outros. Eu acho que induzi as pessoas ao erro. Mas desde que comecei esse treinamento, tenho um entendimento especial sobre a Bíblia e estou ensinando às pessoas a verdade".

O treinamento Veritas possui quatro módulos, cada um leva um ano para ser concluído. Macdonald atualmente tem 29 alunos: 10 trabalhando no módulo um, 14 no módulo dois e cinco no módulo três. Macdonald está terminando seu próprio treinamento do módulo quatro em uma faculdade de Veritas na cidade de Lilongwe, e poderá ensinar a partir deste mês.

"São 29 crentes que estão sendo equipados para ensinar aos outros a crescer em sua fé", diz ele.

Uma área em particular, que expandiu sua visão das Escrituras, é entender a cultura judaica.

"Nós somos os gentios", diz ele. "Nós não entendemos o que estava acontecendo no tempo dos judeus. Então, mergulhamos profundamente na cultura judaica, o que a Palavra de Deus era para eles. Nós olhamos suas tradições e costumes naqueles dias, levamos a nós mesmos e a nossa própria cultura para comparar e ver qual é o propósito da Palavra de Deus em nossas vidas hoje".

Ele continuará estudando e investigando o direito moral, cívico e cerimonial do Antigo Testamento, com o objetivo de ajudar as igrejas a ensinar melhor as leis e os regulamentos aos cristãos atuais.

"As regras do sacerdócio eram uma sombra", diz ele. "O livro de Hebreus fala sobre como a sombra foi cumprida. Foi Jesus quem entrou no Santo dos Santos uma vez, onde os sacerdotes iam todos os anos".

Macdonald agora está vendo pastores de todas as denominações que vêm compartilhar a verdade juntos - e mais comunidades estão implorando para que ele traga o ensino de Veritas.

"Todo mundo agora tem um grupo para liderar, e alguns deles são líderes de igrejas", diz ele sobre seus alunos. "Estou delegando e moldando-os. Estou treinando-os para treinarem os outros”.

Sua emolgação em ensinar aos outros é superada apenas pelo seu próprio desejo de aprender. Na verdade, é sua paixão pela compreensão da Palavra de Deus em maior profundidade que o levou a discipular os outros.

"Quanto mais você ensina, mais você aprende também", diz ele. "Eu adoro estudar e entender as coisas. Adoro ler e apresentar a verdade da Bíblia em seu contexto às pessoas”.

Texto original aqui.

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar a esperança em mais de 110 países.


NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org