• Ellyn S.

Aulas de inglês são um meio


Por Ellyn Schellenberg

Traduzido por Tayza Garcia

Revisado por Jéssica Ferri

A sala de teto alto rapidamente enche-se de barulho quando as crianças correm pelo caminho, sentam ou se juntam para conversar com amigos. Ada, uma missionária da OM Mercy Teams International (MTI) de Hong Kong, que ensina inglês no Camboja nos últimos dois anos, chega trazendo uma lixeira cheia de sapatos perdidos - um indicador de que esses calçados não haviam sido devidamente armazenados na prateleira no andar de baixo. Com risadas, as crianças correm para verificar se seus sapatos estão na pilha: se estiverem, eles agarrarão rapidamente os pares e correrão para o andar de baixo para arrumá-los. Se não, eles vão rir e sentar-se.

"Bom dia, professora", os 22 meninos e meninas falam em uníssono quando a aula começa. Ada move-se prontamente para uma revisão da lição de casa antes de adicionar um novo vocabulário ao quadro branco. A lição dá aos alunos tempo para aprender uma nova palavra ou sentença juntos, antes que cada aluno o repita individualmente. Ada anda entre as crianças, corrigindo as pronúncias erradas e encorajando os oradores hesitantes. As crianças riem e riem, parecendo não poder controlar a alegria.

Muitos estudantes frequentam escolas governamentais e têm apenas duas horas por semana de aulas de inglês e francês. "O inglês é como podemos ir a qualquer lugar", explica Keatmentkea, 14 anos. "É como ter apenas uma mão: se uma mão é o inglês e a outra, conhecimento, então, sem o inglês, falta uma mão, e isso te impede de ir a qualquer lado ou fazer qualquer coisa".

Nos últimos anos, o MTI ofereceu aulas de inglês duas vezes ao dia, cinco dias por semana. As escolas governamentais não têm professores ou salas de aula suficientes para abrigar todos ao mesmo tempo, então os alunos alternam todos os outros meses entre ter aulas de manhã e de tarde na escola. Isso permite que os alunos frequentem as aulas da MTI durante as manhãs ou tardes gratuitamente.

"Meus netos devem ir à escola", diz Prakvana com firmeza, mas com um sorriso. "As pessoas da minha geração não conseguem ler tão bem, mas quero uma vida melhor para os meus netos, então eles devem obter uma educação".

Para Soun, mãe de seis filhos, a educação representa esperança de um futuro diferente. "Não consigo ler palavras difíceis, mas todas as noites leio com meus filhos porque uma boa educação lhes dará uma vida melhor do que a minha", diz.

Essas crianças frequentam as aulas de inglês em vez de fazer tarefas domésticas, brincarem com amigos ou se envolverem em drogas, álcool ou violência de gangues - algo predominante na comunidade. Eles estão com fome de aprender, convencidos de que uma compreensão firme do inglês abrirá portas para empregos bem remunerados. "Eu quero trabalhar como membro da equipe em uma empresa um dia", diz Sasma, de oito anos de idade.

A OM MTI visa mudar a vida de seus alunos, e através de suas famílias inteiras, fornecendo aulas de inglês gratuitas. As aulas também oferecem portas abertas para os alunos ouvirem do amor de Deus através do pessoal da OM MTI.

"Ensinar inglês às pessoas, ou habilidades de informática, ou habilidades de mecânica não é suficiente", insiste Alan, um membro do conselho da OM MTI. "O mais importante é a transformação em suas vidas, e isso só vem através de Jesus".

A OM MTI precisa de professores de inglês mais qualificados para compartilhar o amor de Cristo com as crianças e atender a necessidade de aulas complementares de inglês. Para mais informações, fale com seu o escritório da OM no Brasil.

Texto original aqui.

A OM no Camboja conta com uma missionária brasileira atuando.

O papel da OM na Igreja é mobilizar pessoas para compartilhar o conhecimento de Jesus e Seu amor com cada geração em cada nação. A OM é pioneira e lidera iniciativas para resgatar vidas, reconstruir comunidades e restaurar um objetivo em mais de 110 países.

#conversão #ministériocomcrianças #Desenvolvimento

NOTÍCIAS

INSPIRE-SE

Notícias de Missões

Blog

CONTATO

(12) 3945-0047

comunicacao.br@om.org

CONTRIBUA

Online, clique aqui

Depósitos:

Banco Bradesco

Agência 0225-9 - Conta Corrente 20.311-4

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright 2020. Operação Mobilização Brasil. Todos os direitos reservados. comunicao.br@om.org