OMBRasil---perguntas-e-respostas.png

Perguntas Frequentes

O que é a OM?


A OM é uma agência missionária transcultural e internacional, com bases instaladas em mais de 115 países, além do Navio Logos Hope. Está presente há mais de 60 anos no mundo e desde 1986 no Brasil. Nossa base nacional está localizada na cidade de São José dos Campos/SP, onde funciona também o “Centro de Treinamento Missionário”. É nosso desejo que mais pessoas se unam a nós, no Brasil e no mundo, servindo para que possamos ver comunidade vibrantes de seguidores de Jesus entre os povos menos alcançados. Nosso papel no Corpo de Cristo é de motivar, desenvolver e equipar pessoas para a evangelização mundial, fortalecer e ajudar na plantação de igrejas entre os povos não alcançados.




Como funciona o trabalho da OM?


A OM compartilha a mensagem de esperança da nova vida em Jesus Cristo para homens, mulheres e crianças em todo o mundo. Embora sejamos muitos e de diversas culturas e nacionalidades, temos uma coisa em comum: amamos a Jesus e queremos que todos tenham a oportunidade de ouvir sobre Ele. Por meio de estudos bíblicos, treinamentos, implantação de empresas, trabalhos de socorro e desenvolvimento, artes e muitas outras atividades, nós auxiliamos a igreja local a dizer às pessoas como sua vida foi transformada e como elas também podem ser! Somos um grupo de pessoas que não se encaixam em um molde, que não se acomodam e que amam a jornada de servir a Cristo. Vivemos nos cantos remotos do mundo e nos centros das cidades. Nós damos comida a quem tem fome e trazemos cura aos doentes. Nosso objetivo é recrutar e treinar brasileiros para serem enviados aos povos, além de equipar e motivar a igreja brasileira ao trabalho missionário oferecendo treinamentos de capacitação e oportunidades de curto prazo para compartilhar o amor de Deus de maneira prática.




Vocês estão recebendo novos alunos?


Devido à pandemia do Covid-19, tivemos que suspender o treinamento para este ano de 2021. Estaremos retornando normalmente nossas atividades a partir de janeiro de 2022. Entre em contato conosco e nossa equipe de treinamento fará uma entrevista com você para conhecê-lo melhor, assim como suas motivações e convicções de chamado missionário. Para mais detalhes, envie um e-mail para training.br@om.org




Quais são os critérios para ser um missionário pela a OM?


Para servir juntamente conosco e participar das nossas oportunidades missionárias são necessários alguns pré-requisitos:

  • Ser convertido e membro ativo de uma igreja evangélica
  • Ter idade mínima de 18 anos.
  • Ter carta de recomendação da igreja assinada pelo pastor.
  • Ter inglês de nível intermediário ou fazer o nosso ESC - English Short Course.
  • Participar de capacitação no nosso Centro de Treinamento Missiológico*.
  • Levantar o seu próprio sustento financeiro mensal, pois não é uma atividade remunerada e se trata de trabalho missionário voluntário em parceria com igrejas.
* Caso já tenha algum treinamento transcultural, será necessário passar por orientação e familiarização na base da OM Brasil, ter inglês nível intermediário e nos enviar alguns documentos:
  •  Histórico;
  •  Ementa das disciplinas;
  •  Carta de referência da instituição onde fez o treinamento.




Quais são as oportunidades que posso me envolver com vocês?


Você pode se juntar de três formas:

  • Sendo um voluntário em nossa base administrativa em nossos ministérios tais como, comunicação, RH, treinamento, hospitalidade, etc.
  • Sendo parte de nossas viagens missionárias de curto prazo (há possibilidades desde uma semana até seis meses servindo em nossos campos).
  • Sendo um MOB: através de sua oração, colaboração e contribuição.




Quais curso vocês oferecem?


 START: Curso Missiológico Intensivo Básico  CMI: Curso Missiológico Intensivo  ESC: English Short Course (Curso de Inglês para Missões)




O que é o OM START?


É um Curso Missiológico Intensivo de nível básico que buca promover formação missiológica de nível básico com foco na interculturalidade, habilitando os participantes para servirem a bordo do Navio Logos Hope ou serem introduzidos à OM. Duração: 3 semanas Regime: Integral




O que é o CMI?


É um Curso Missiológico Intensivo que busca preparar aqueles que têm o desejo em atuar em um campo transcultural por longo prazo em missões. Se seu coração arde pelos povos, este é o lugar para você! ​O CMI é um programa de treinamento intensivo direcionado para capacitá-lo em sua vida missional em campos transculturais com foco em povos não alcançados. Duração:18 semanas ​ Regime: Integral




O que é o ESC?


A sigla significa English Short Course. Na prática é o nosso Curso de Inglês para Missões. No ESC, ensinamos a língua inglesa para missionários com foco em situações diárias de vivência em ambientes transculturais. Regime: Integral




Como participar de uma viagem de curto prazo?


As viagens de curto prazo são para aqueles que têm o desejo de doar seus dons e talentos de forma prática em um campo missionário, mas não dispõe de muito tempo. Se você tem 6 dias ou 6 meses disponíveis, não importa! Com bases em mais de 115 países, sempre existe um campo missionário da OM com oportunidades a sua espera. De acordo com suas habilidades de ministério, dons e talentos que Deus tem concedido a você e disponibilidade de tempo, nós entramos em contato com nossos campos pesquisando a necessidade dos mesmos no período em que deseja servir, e com isso passamos todos os detalhes para você. Tais como, oportunidades de ministérios, valores e orientações gerais necessárias para sua chegada ao campo em que estará servindo. Para ser parte de nossas oportunidades de curto prazo, temos alguns pré-requisitos importantes e fundamentais. O participante precisa: 1) Ser membro ativo de uma igreja evangélica e ter o mínimo de 2 anos de conversão. 2) Nos trazer uma carta de recomendação assinada pelo pastor da igreja em que é membro. 3) Ser maior de 18 anos. Esta é uma exigência em todos os campos da OM ao redor do mundo. 4) Ter o nível de conversação intermediário do idioma inglês. 5) Ter um Seguro Viagem Internacional. Precisamos de pessoas que queiram: • Focar em Deus e aprender a compartilhar sua fé; • Viver em comunidade, ter disposição para servir aos outros; • Ser flexível a mudanças e desafiar-se física e espiritualmente. Notas importantes: Acomodação: Você estará acomodado em locais simples. Alimentação: Básica, nutritiva e preparada para dar energia e saúde quando estiverem em campo. Mediante sua confirmação de participação, enviamos um formulário de inscrição para darmos início ao seu processo de ida. Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail global.challenge.br@om.org




Como faço para servir a bordo o navio Logos Hope?


Existe o programa de curto prazo com 3 meses de duração, chamado STEP PROGRAM. Atualmente, ele está disponível apenas para solteiros devido ao espaço limitado da cabine para casais e famílias. Cada pessoa que se une a este ministério precisa encontrar patrocinadores (mantenedores) para cobrir os custos de seu tempo a bordo. Dependendo da quantidade de STEPERS a bordo, é possível estender esse tempo para mais 3 meses. Ao entrar no navio, cada pessoa receberá um ministério o qual irá servir em um dos departamentos a bordo. Este poderá ser o convés, a sala de máquinas, a livraria ou nos departamentos de mordomia, entre outros. Geralmente é uma semana de trabalho de 35 a 40 horas. Além disso, também temos um programa intensivo de estudos e uma quantidade considerável de atividades em programas portuários nos quais você seria designado e outras que você poderia se inscrever. A bordo do Logos Hope, temos 400 pessoas vivendo e trabalhando juntas. Nosso trabalho tem cinco objetivos principais:

  • Compartilhar as boas novas do amor de Deus com as pessoas nos portos que visitamos, onde quer que isso seja possível.
  • Motivar os grupos da igreja para se tornarem globalmente mais conscientes e servirem as suas comunidades de forma mais eficaz.
  • Treinar nosso próprio pessoal e pessoas nos portos que visitamos, através de conferências, workshops e seminários.
  • Fornecer ajuda prática para aqueles que mais precisam.
  • Distribuição de literatura de alta qualidade através da livraria a bordo e, em alguns casos, através de doações.
A oportunidade com o programa de STEP, com duração de 3 meses, acontece de duas a três vezes ao ano. É o navio quem fornece as datas para esta oportunidade de curto prazo. OBS: O valor para participar do STEP inclui toda a hospedagem a bordo do navio, alimentação e ministério. Pré-requisitos para participação do programa:
  • Ser cristão convertido há pelo menos um ano e ser membro de uma igreja evangélica;
  • Ter carta de recomendação do pastor da sua igreja;
  • Ser solteiro(a);
  • Ter 18 anos completos;
  • Ter no máximo 39 anos;
  • Ser capaz de se comunicar em inglês em Nível intermediário;
  • Ter seguro viagem internacional com cobertura da COVID-19 (é obrigatório);
  • Ter passaporte válido para duração de 6 meses após a estadia no navio;
  • Ter a carteira de vacinação e certificado com a vacina da Febre amarela;
  • Desejar servir ao Senhor através de trabalhos práticos;
  • Concordar em cumprir todas as políticas do navio;
  • Se responsabilizar pelos custos de passagens aéreas e/ou transporte até o porto de embarque e/ou desembarque do navio;
  • Providenciar os custos de sua estadia no navio, alimentação e ministério, como todos os demais tripulantes que fazem parte do navio;
Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail global.challenge.br@om.org




Somos uma Igreja. Como podemos estar envolvidos com sua agência?


A igreja poderá se envolver de várias formas conosco, tais como:

  • Convidando a Agência Missionária para divulgação de nossos projetos em sua igreja, Momentos Missionários, onde apresentaremos nossas oportunidades.
  • Realizaando uma Conferência Missionária, Culto de Missões, Ministração de Seminários, Oficinas e Stands de livros e acessórios de missões.
  • Enviando um grupo de sua igreja (pastores, líderes ou membros que tenham o desejo de servir em um campo transcultural) para uma viagem missionária de curto prazo.
  • Recebendo voluntários brasileiros ou estrangeiros para serem parte dos projetos missionários que têm sido realizado nas comunidades locais através da igreja.




Como está sendo a convivência a bordo do navio durante a pandemia do Coronavírus?


Todos os tripulantes a bordo estão sendo acompanhados e recebendo todos os procedimentos e restrições necessários para proteção dos mesmos de acordo com as regulamentações dos governantes do país onde se encontra. As atividades não param a bordo! Os tripulantes sempre são enriquecidos com atividades e programações especiais, as quais os têm fortalecido na sua fé e com toda certeza contribuído para o crescimento do Reino. Atualmente estamos no período de manutenção do navio, o qual se dará por alguns meses. Com isso, estamos trabalhando com um número mínimo de pessoas a bordo mantendo a segurança de todos.




Quem pode fazer o CMI?


Todo aquele que esteja em plena comunhão com sua igreja, que seja um membro ativo e que tenha a plena certeza de suas convicções e de seu chamado a um campo missionário.




A OM oferece cursos online?


Para os alunos que já estavam conosco, estamos funcionando com o curso de inglês online. Para 2022, teremos novas vagas abertas para o curso de Inglês, como também o de Missões online, além do presencial. Para mais informações você poderá estar em contato diretamente com o nosso treinamento: training.br@om.org




Posso ser enviado com minha família?


Se vocês têm o desejo de servirem a longo prazo como família, o primeiro passo é ser parte de nosso treinamento, o qual dará todo o preparo que vocês precisam para a saída a um campo transcultural. Durante este treinamento, vocês serão avaliados pela liderança do curso e diretoria da Organização e, mediante a aprovação de ambos, começamos então a trabalhar no processo de ida para o campo.